Uma maravilha de caminhada(s)
Há quem tenha um relógio… e há quem tenha tempo. Este sábado, quando chegar a hora do pôr do sol, os vimaranenses vão estar especialmente atentos à contagem decrescente do anoitecer. E a noite pode consagrar mais duas maravilhas, acrescentando história… à História!
À hora do jantar, a partir das 21 horas, Guimarães estará representada na finalíssima das “7 Maravilhas da Nova Gastronomia”, através do renomado “Cor de Tangerina”, dos Chefs Liliana Duarte e Álvaro Dinis Mendes. Quando estiver a terminar a gala, já o atleta vimaranense Manuel Freitas Mendes estará na estrada a defender a Medalha de Bronze que conquistou nos Jogos Paraolímpicos, que decorreram no Brasil há cinco anos.
A noite promete, pois!
Ou melhor, a ementa é do melhor.
Como sugestão de entrada, os Chefs Liliana Duarte e Álvaro Dinis Mendes recomendam o prato vegano “Mil-Folhas de Batata, Cantarelos e Bolota”, uma iguaria que conduziu o restaurante vimaranense à grande final do concurso televisivo da RTP, que se propõe dar a conhecer a Portugal e ao mundo a nova gastronomia.
Esta é também uma forma (diferente) de promover o destino Guimarães e o seu património culinário numa fase em que, aos poucos, procuramos (todos) subir de nível no processo de saída da pandemia. Os ingredientes são tentadores. O júri e o público serão soberanos. E deixar-se-ão render pela proposta confecionada com batata, alecrim, tomilho serpão, noz, funcho e bolota de carvalho.
São 14 finalistas apurados. Mas Guimarães já venceu. E podemos estar orgulhosos do percurso feito. Pelo trabalho realizado pelo casal de Chefs nos últimos 15 anos. Pela criação permanente e respeito pelo conceito e harmonia com a natureza. Pela educação alimentar, obras de arte com cor e sabor. E pelas viagens pelos sentidos que têm proporcionado! Ainda não venceram, mas (já) estão perto da meta! A votação no prato de Guimarães é através deste número: 760 207 787
Na noite deste sábado, logo a seguir às “7 Maravilhas da Nova Gastronomia”, em jeito de sobremesa, entra em competição o nosso Manuel Freitas Mendes. Também em direto (RTP Play). Também com os nervos em franja. A torcermos por Guimarães, mas agora a partir das 22:50 horas. O atleta do Vitória, que conquistou o Bronze nos Jogos Paraolímpicos 2016, está a um curto passo… de fazer história. Novamente. Ou não estivesse a atravessar um dos seus melhores momentos de forma… aos 50 anos!
Desportista da Secção de Atletismo do Vitória Sport Clube, começou a praticar a modalidade há apenas duas décadas. Ainda bem a tempo de conquistar títulos e colecionar marcas históricas, como a última em que se sagrou Campeão Nacional de Estrada pela 6ª vez consecutiva! Um título que reafirma o estatuto de excelência de um atleta de Guimarães, que hoje promete sorrir (e fazer sorrir) nos Jogos Paralímpicos de Tóquio 2020.
Força, muita força a ambos!
Aos Chefs e ao nosso marotonista.
Com a determinação vimaranense que os caracteriza, vai correr… bem!