skipToMain
ASSINAR
LOJA ONLINE
SIGA-NOS
Guimarães
20 abril 2024
tempo
18˚C
Nuvens dispersas
Min: 17
Max: 19
20,376 km/h

O Que Faltava #23

Redação
Cultura \ sábado, março 05, 2022
© Direitos reservados
#23 - Neste episódio começamos por falar de um filme de 2018, realizado por Sergei Loznitsa, chamado “Donbass”, que o nome de uma das regiões separatista da Ucrânia.

#23 - Começou a falar-se de Donbass muito antes de falarmos do atual conflito que atualmente aflige a Europa. É um ponto de vista importante para percebermos melhor o que se está a passar neste momento. Temos ainda as palavras de Arthur Rimbaud em “Realeza”. Nos últimos dias assistimos à retoma de uma série de iniciativas culturais na cidade de Guimarães. Fazemos referência a algumas delas, como o concerto dos Baleia Baleia Baleia, o arranque das sessões de leitura no Teatro Oficina, o início da competição de 2022 dos Shortcutz Guimarães, os espetáculos da atriz Raquel André e ainda o concerto do Quarteto de Cordas de Guimarães, com Pedro Emanuel Pereira, interpretando temas para cinema de compositores compemrorâneos como é o caso de Michael Nyman, Samuel Barber, Max Richter, Philip Glass e Szymon Brzóska.

Na segunda parte do programa antecipamos a exposição “Through a Different Lens”, uma incursão sobre a vertente de fotografo de Stanley Kubrick mais conhecido pela respeitável carreria como realizador de cinema. Ainda, duas peças de teatro “Ilhas”, pelo Teatro Meridional e “Soundcheck”, pelo Teatro da Didascália. Nestre programa ouvimos músicas de Radiohead, a nova canção dos Lavoisier e ainda Dizzy Gillespie.

O Que Faltava é um programa com Carolina Lapa, Paulo Dumas e Samuel Silva, lançado quinzenalmente no Jornal de Guimarães. O foi cuidado pelo Tomás Nobre. Pode acompanhar no Spotify, Apple Podcast e Google Podcast. E seguir a playlist do programa no Sportify.

Podcast Jornal de Guimarães
Episódio mais recente: