skipToMain
ASSINAR
LOJA ONLINE
SIGA-NOS
Guimarães
30 abril 2024
tempo
18˚C
Nuvens dispersas
Min: 17
Max: 19
20,376 km/h

ABVP Travel Fest: o Jordão é palco para versões alternativas de turismo

Redação
Cultura \ quinta-feira, setembro 21, 2023
© Direitos reservados
A terceira edição reúne em Guimarães nomes da literatura de viagens, como José Luís Peixoto, fotógrafos, videógrafos e também a primeira pessoa a visitar os 203 países do mundo sem recurso ao avião.

De “um dos maiores blogues de viagens do planeta” – “The Planet D”, com curadoria dos canadianos Dave and Deb – até Thor, o aventureiro dinamarquês que, em 23 de maio, se tornou a primeira pessoa a visitar os 203 países do mundo sem recurso ao avião, o Teatro Jordão reúne 10 autores e bloggers de viagens no fim de semana de 23 e 24 de setembro, entre as 09h30 de sábado e as 17h30 de domingo.

A terceira edição do Travel Fest da Associação de Bloggers de Viagem Portugueses (ABVP) deambula ainda pelo turismo preocupado com o impacto ambiental nas comunidades – é o caso de Shivya Nath, responsável pelos projetos “Voices of the Rural Índia” e “Climate Conscious Travel” -, pelas visitas do brasileiro Guilherme Canever a 16 países não reconhecidos pela Organização das Nações Unidas – estão na génese do livro “Países que não existem” -, pela literatura de viagens com o escritor português José Luís Peixoto, pela fotografia, com o angolano José Silva Pinto e o espanhol Arturo Lopes Illana e pela videografia, com Artur Carvalho, reconhecido pelos trabalhos em drone.

“Pretendemos que as pessoas saiam daqui inquietas. Teremos pessoas que percorrem o mundo, habituadas a partilhar histórias com a comunidade. Tenho a certeza de que os presentes vão sair de Guimarães inspirados com o que vai acontecer”, disse o presidente da ABVP, Filipe Morato Gomes, na apresentação do Travel Fest, decorrida em 26 de maio.

Além das apresentações individuais dos 10 convidados, o auditório do Teatro Jordão recebe ainda o documentário “The last tourist”, de Tyson Sadler, às 15h00, e a mesa-redonda “How can we change the way we travel?” [“Como podemos mudar a forma de viajarmos?”], com JoAnna Haugen, Thor (Torbjorn Pedersen) e Luís Pedro Martins, do Turismo Porto e Norte de Portugal, tendo a moderação de Teresa Conceição. Os bilhetes custam 20 euros para sócios da ABVP e 30 para não sócios.

Em 22 de setembro, dia que antecede o ABVP Travel Fest propriamente dito, a Câmara Municipal de Guimarães vai promover visitas guiadas gratuitas a alguns dos espaços mais reconhecidos da cidade.

Podcast Jornal de Guimarães
Episódio mais recente: