skipToMain
ASSINAR
LOJA ONLINE
SIGA-NOS
Guimarães
26 abril 2024
tempo
18˚C
Nuvens dispersas
Min: 17
Max: 19
20,376 km/h

Alegre, lúdico e "desafiante", este projeto traz cor aos recreios escolares

Redação
Educação \ quarta-feira, maio 11, 2022
© Direitos reservados
Projeto "Recreios Ativos" foi apresentado na EB1 Santa Luzia. Quer transformar espaços exteriores de recriação em "paletas" e promover a atividade física.

Um projeto-piloto quer levar atividade física às escolas de Guimarães de uma forma lúdica. Chama-se "Recreios Ativos" e deu os primeiros passos na EB1 de Santa Luzia. A ideia partiu do professor de educação física João Neves. O desafio é promover a atividade física das crianças e a sua sociabilização, de uma forma alegre, lúdica e mesmo culturalmente desafiante, através de um conjunto de jogos que utilizam os espaços exteriores das escolas como “paleta”.

O presidente da Câmara de Guimarães esteve na EB1 de Santa Luzia para ver de perto o projeto. Acompanhado pela vereadora da cultura, Adelina Pinto, e vereador do Desporto Nelson Felgueiras, Domingos Bragança referiu-se ao projeto-piloto como um passo "importante para fazer com que as crianças sejam mais felizes, para que sociabilizem mais”.

“Recreios Ativos” é um projeto-piloto promovido pela Câmara Municipal de Guimarães, a Tempo Livre e o Agrupamento de Escolas Francisco de Holanda. O objetivo é tornar as crianças mais ativas e mais felizes e combater, de forma massiva, a inatividade física. A escola surge como um espaço de promoção da prática desportiva e o recreio como espaço de brincadeira e sociabilização. Desenvolve-se a partir de quatro diferentes jogos, promovidos através de pinturas no chão e nas paredes, e pretende-se que se expanda a todas as escolas até 2024.

Podcast Jornal de Guimarães
Episódio mais recente: