skipToMain
ASSINAR
LOJA ONLINE
SIGA-NOS
Guimarães
26 abril 2024
tempo
18˚C
Nuvens dispersas
Min: 17
Max: 19
20,376 km/h

Após o mural, rua em torno do Campo da Ataca evoluiu de terra para pedra

Redação
Freguesias \ segunda-feira, julho 25, 2022
© Direitos reservados
Brindado, em 24 de Junho, com uma obra de arte pública alusiva à Batalha de São Mamede, o campo da Ataca vê-se agora envolvido por uma rua em cubo de granito, que substitui a terra.

Um mês depois da inauguração de Origem, um mural de Ana Monteiro figurando D. Teresa e D. Afonso Henriques, mãe e filho, nas suas dúvidas e decisões ao encararem a Batalha de São Mamede, o Campo da Ataca dispõe agora de um acesso totalmente revestido a cubo de granito, cenário que contraria o de há um mês, quando ainda se via terra e lama no lado de São Torcato.

Com o troço de Aldão já requalificado, a Junta de Freguesia de São Torcato avançou para a requalificação da extensão que lhe pertence no início do ano, por pouco mais de 60 mil euros, e anunciou, nesta segunda-feira, a sua conclusão. “A Junta de Freguesia informa que está concluída a requalificação da rua Campo d'Ataca e desta forma reaberta ao trânsito. É uma obra muito importante para a vila de São Torcato e esperada há muitos anos, quer por moradores, quer por quem se serve daquela via”, lê-se no comunicado da autarquia.

Além de servir o Campo da Ataca, com a sua escultura evocativa de 24 de Junho de 1128, inaugurada em 1996, e com a obra de arte recém-inaugurada, a artéria liga a rua 24 de Junho, em Aldão, ao posto territorial da GNR de Guimarães, localizado naquela vila.

“Após anos de dificuldades, de luta pela melhoria desta via e de diversos contratempos, fica concluída mais uma requalificação fundamental no desenvolvimento da vila, pois é um acesso alternativo importante para São Torcato e freguesias vizinhas. Esta foi uma obra que muito ansiávamos e que é agora uma realidade”, acrescenta a Junta de Freguesia.

Podcast Jornal de Guimarães
Episódio mais recente: