skipToMain
ASSINAR
LOJA ONLINE
SIGA-NOS
Guimarães
21 maio 2022
tempo
18˚C
Nuvens dispersas
Min: 17
Max: 19
20,376 km/h

Avepark recebe sede europeia da federação internacional de e-sports

Tiago Mendes Dias
Desporto \ terça-feira, fevereiro 22, 2022
© Direitos reservados
A sede europeia da World E-Sports Consortium, instalada provisoriamente em Roterdão, vai ficar numa sala do lote 7 do parque de ciência e tecnologia, em regime de comodato.

A federação internacional de jogos eletrónicos - World E-Sports Consortium (WESCO), na designação oficial – vai instalar a sua sede europeia no Avepark. A informação consta da agenda da reunião do executivo municipal de quinta-feira, numa proposta para acolher a entidade em regime de comodato, numa sala do Lote 7 do parque de ciência e tecnologia situado em Barco.

A autarquia propõe a cedência dessa sala por entender que a presença da WESCO em Guimarães vai promover o “concelho ao nível internacional”, já que “a promoção de relações internacionais privilegiadas para todo o setor empresarial local” pode gerar “vantagens quer ao nível do turismo, como económico”.

Com “representação institucional provisória em Roterdão”, a WESCO vai utilizar a “sala cedida pela Câmara de forma “esporádica”, já que “muitos dos seus trabalhos serão efetuados remotamente”, e ainda “espaços comuns como sala de reuniões”, mediante “disponibilidade”.

Na proposta lê-se ainda que os desportos eletrónicos estão em “pleno momento de expansão e evolução por todo o mundo”, quer pela interligação com o desporto “tradicional” na sua vertente digital, quer pelos “jogos e competições próprias”, apresentando uma implementação mais forte nos jovens, mas também um crescimento na “vertente familiar” e no “universo empresarial” em redor.

Fundada pela China, pelos Países Baixos, pela Austrália e pelo Brasil, a WESCO reúne cerca de 60 associações nacionais de desportos eletrónicos – a Federação Portuguesa de Desportos Eletrónicos está a formalizar o acesso – e ainda várias organizações privadas.

Podcast Jornal de Guimarães
Episódio mais recente: O Que Faltava #28