
Berço abriu portas à nova época com olhos postos na subida de divisão
O Berço SC apresentou-se na sua Academia, em S. Lourenço de Sande, para competir na próxima época desportiva na divisão maior da Associação de Futebol de Braga, a divisão pró-nacional.
A formação vimarense vai, assumidamente, atacar a subida de divisão num claro objetivo de regressar ao Campeonato de Portugal.
José Martins, administrador do clube de há um ano a esta parte, assume a ambição de toda a estrutura. “Conseguimos na última época a subida de divisão a que nos propusemos e este ano construímos uma equipa para sermos ambiciosos e para subir de divisão. Vamos ter adversários que também vão querer o mesmo, mas estamos cá para isso. Já estivamos nos campeonatos nacionais e este ano, com muito trabalho, empenho e dedicação de todos, queremos regressar a esse patamar. Fizemos um orçamento realista, em sintonia com a estrutura do futebol. O orçamento é importante, mas não só. O importante é que todos os jogadores que vieram para o Berço, vieram com convicção de que sabem o que é este clube, cumpridor, que não vai falhar rigorosamente a nada com ninguém. Tem sido nosso apanágio e desde a sua fundação, o Berço não tem dividas para com ninguém e vai continuar assim. Fizemos um orçamento realista para esta divisão. Não há um grande incremento orçamental relativamente à última época. Houve foi uma escolha seletiva de jogadores, explicando-lhes o que queremos e que condições temos e eles sabem que não vamos falhar com nada”.
Para o treinador Ricardo Martins, “este desafio já começou há dois anos quando me foi proposto voltar ao Berço. Já tive anos muito felizes no Berço, fazendo aquilo que parecia impensável ao levar o clube da 1ª distrital ao campeonato de Portugal e já nesses anos fizemos o que estamos a fazer hoje: assumimos claramente que queremos subir de divisão. Neste momento o Berço tem o que nos faltou durante muitos anos: instalações próprias. Montamos uma equipa que achamos ser capaz de atingir o objetivo, fizemos os ajustes que pretendíamos, nomeadamente naquilo que também faz parte do nosso projeto que é o de potenciar jogadores. Temos mais jovens com valor para podermos potenciar. O clube também é isto. Quer subir, mas também quer voltar a colocar jogadores noutros campeonatos. Acho que está tudo enquadrado. A estrutura do futebol é semiprofissional, o clube está a dar passos sérios para aquilo que quer atingir e acho que com esta administração, com a estrutura do futebol e o plantel que temos, podemos ser felizes. Sabemos que não vai ser fácil. Temos estado atentos à construção de outros plantéis, vamos ter muitos dérbis e acho que vai ser um campeonato muito interessante de seguir, com boas equipas, bons treinadores e bons jogadores e fins-de-semana após fins-de-semana, vamos ter bons jogos e, no fim, que ganhe o Berço para subir de divisão. O nosso plantel está praticamente fechado há quase um mês. Só alguém que seja uma mais-valia em relação ao que temos cá é que poderá entrar nesta equipa”.
O defesa Rui Costa, também é claro nas suas convicções: “ninguém vem para qui enganado. Todos têm noção da responsabilidade, quais são os objetivos e acho que, mais que orçamentos, ter a ambição de uma subida de divisão, conta muito na visão futebolística de um jogador. Sabemos da responsabilidade que temos. A presença de toda a gente, seja da estrutura, da administração faz-nos sentir em casa e faz com que não nos falte nada. Na escolha pessoal acho que isso conta muito. Do que conheço do plantel, acho que se enquadra perfeitamente no projeto do Berço. Mais do que contratar estrelas ou super jogadores, contratamos pessoas e vamos enriquecer o plantel não só pela qualidade futebolística, mas sobretudo pela qualidade humana. Nos momentos decisivos vai ser isso que nos vai valer. Mais do que jogarmos muito bem, vai ser importante sermos uma família, estarmos unidos e jogarmos como equipa. Isso é que vai definir quem sobe de divisão”
Plantel 2025-2026
Guarda-redes
Hugo Costa e Igor Vidigal (ex-Vieira)
Defesas
André Mendes, Lucas Teixeira, Marcelo Guimarães, Tiago Abreu, Tiago Ferreira (ex- Sandinenses), Diogo Novo (ex-Vieira), Rui Costa, Rodrigo Moura (ex- Moreirense sub-19) e Lúcio Elionay (ex-Horizonte – Brasil)
Médios
João Maia (ex- Sandinenses), Rui Jorge (ex-Sandinenses), Zé Diogo, Gonzalo Ferreira, Francisco Ribeiro e Afonso Leite (ex- Moreirense sub-19)
Avançados
Miguel Ribeiro, Chukwuka (ex- Joane), Rui Macedo (ex-Mascotelos), Temo Coelho, Flávio Marques, Márcio Neves (ex-Selho) e Rui Filipe (ex-Vila Meã)
Staff Técnico
Luís Moreira (Diretor desportivo), Ricardo Martins (treinador principal), Diogo Vieira (treinador-adjunto), João Gomes (analista), Octávio Pereira (treinador GR), Hugo Pereira (preparador físico), João Abreu (audiovisual), Tiago Ribeiro (médico), João Ramalho (fisioterapeuta), Tozé Marques (massagista), Nélson Oliveira (técnico de equipamentos) e Leonardo Pereira (diretor comunicação).
Jogos preparação
19 julho – FC Famalicão (sub-23) (F)
23 julho – Brito SC (C)
26 julho – SC Braga (sub-23) (F)
26 julho – Moreirense FC (sub-19) (C)
30 julho – FC Tirsense (F)
02 e 03 agosto – Castro de Sabroso CUP
06 agosto – AD Oliveirense (F)
08 agosto – GD Joane (C)
09 agosto – AD Esposende (C)
13 agosto – AC Gonça (C)
15 agosto – GD Selho (F)