Bombeiros Guimarães: “Gratidão” foi palavra de ordem na festa dos 146 anos
Os Bombeiros Voluntários de Guimarães celebraram este domingo – 19 de março – 146 anos de existência, sendo que a palavra “gratidão” foi aquela que mais se fez sentir nas celebrações por parte dos vários intervenientes.
Contando com as cerimónias habituais de hastear das bandeiras, desfile de efetivos e viaturas, missa de homenagem aos elementos já falecidos e ainda a homenagem no monumento ao bombeiro, a formação dos bombeiros foi um dos temas abordados.
“Estamos muito gratos aos nossos bombeiros. Não perdemos a nossa memória e sabemos que eles estiveram sempre presentes”, frisou Domingos Bragança, presidente da Câmara Municipal de Guimarães.
Entre condecorações a vários bombeiros, Domingos Bragança apontou a necessidade de corporações mais apoiadas e com mais e melhor formação, chegando a falar em “Estudos Superiores de Bombeiro” ou “Academia de Bombeiros”, em convergência de ideias com o presidente da Associação Nacional de Emergência e Proteção Civil, Duarte Costa.
O presidente corporação, João Pedro Castro, deixou uma palavra de agradecimento a todos os membros dos Bombeiros de Guimarães, destacando a valorização que lhes é feita. “Quando analisamos o nosso presente, é para nós um orgulho saber que os bombeiros são considerados e valorizados pelos portugueses”. sustentou.