skipToMain
ASSINAR
LOJA ONLINE
SIGA-NOS
Guimarães
29 abril 2024
tempo
18˚C
Nuvens dispersas
Min: 17
Max: 19
20,376 km/h

Círculo de Arte e Recreio lembra Santos Simões no dia do 84.º aniversário

Redação
Cultura \ terça-feira, novembro 14, 2023
© Direitos reservados
Fundada em 15 de novembro de 1939, a associação recebe, às 18h00, o lançamento de um livro sobre resistência e liberdade, no ano do centenário de um cidadão que foi referência política e cultural.

O programa de aniversário do Círculo de Arte e Recreio (CAR) está já em marcha e tem o seu epicentro nesta quarta-feira, dia em que se assinalam precisamente os 84 anos da associação cultural. A oitocentista Casa de Agra, sede do CAR, recebe, a partir das 18h00, o lançamento de “Histórias da Resistência e da Liberdade em Guimarães”, livro de Fernando Capela Miguel em homenagem a Joaquim Santos Simões, opositor do Estado Novo, professor e principal dinamizador cultural da cidade-berço na segunda metade do século XX; no CAR, criou o Teatro de Ensaio Raul Brandão e divulgou a obra de Gil Vicente.

O dia encerra com o momento do bolo de aniversário, às 21h30, no qual vão participar as tunas académicas da Universidade do Minho. A celebração dos 84 anos dá-se depois de a instituição presidida por Filipa Pereira ter promovido um concerto em 08 de novembro – Nádia Campos, Guilherme Melo, Paulo Rodrigues e Ana Silva foram os protagonistas – e uma conversa no dia 09, intitulada “Memórias, contos e histórias do CAR”, com António Pastor e Fernando Capela Miguel.

O programa de aniversário inclui ainda um concerto da dupla formada por Filipe Bessa, na voz, e Telmo Ribeiro, na guitarra, na próxima sexta-feira, a partir das 21h30, um quiz de aniversário em 24 de novembro, a partir das 22h30, e encerra com o almoço de aniversário, marcado para as 13h00 de 25 de novembro, numa quinta na freguesia de Oleiros, na área ocidental do concelho de Guimarães.

Podcast Jornal de Guimarães
Episódio mais recente: