skipToMain
ASSINAR
LOJA ONLINE
SIGA-NOS
Guimarães
21 maio 2024
tempo
18˚C
Nuvens dispersas
Min: 17
Max: 19
20,376 km/h

CDU reuniu com a PSP: “Segurança não pode ser afirmação política”

Redação
Política \ quarta-feira, junho 14, 2023
© Direitos reservados
Torcato Ribeiro e Mariana Silva ficaram a conhecer os números da criminalidade em Guimarães, considerando-a uma cidade “segura”. Duvidam da necessidade de ter videovigilância.

Uma comitiva da CDU, composta por Torcato Ribeiro e Mariana Silva, reuniu com a PSP de Guimarães com o intuito de debater aspetos como a segurança no concelho de Guimarães e a possibilidade da instalação de videovigilância nas ruas da cidade.

“O elemento que a CDU destaca deste encontro é a confirmação de que os números acerca da segurança em Guimarães demonstram que vivemos numa cidade segura, em que os casos de criminalidade sofreram um decréscimo. Nesse sentido, o trabalho efetuado por estes efetivos de segurança pública é de valorizar e, por isso, é necessário sobretudo garantir que os meios humanos e materiais necessários estão à disposição daqueles que diariamente se dedicam à segurança dos vimaranenses e de quem visita o concelho”, pode ler-se em comunicado.

Nesse sentido, esta força partidária questiona a necessidade de se instalar um sistema de videovigilância na cidade, considerando que “uma matéria como a segurança pública não pode ser utilizada com objetivos de afirmação política com o agigantamento de casos isolados e a instrumentalização da perceção de insegurança que possa existir”.

Afirmando que não há fundamente para tal, a CDU diz que tem de haver um debate sério e objetivo sobre esta temática. “Não é conhecido qualquer estudo que fundamente esta opção, ponderando se há mais benefícios ou malefícios resultantes da implementação de um sistema deste tipo e sobre a sua real eficácia”, consideram.

“O debate a realizar implica a avaliação do reforço que se impõe concretizar dos meios materiais e humanos que PSP e GNR têm ao dispor, seja o número de efetivos, as suas condições de trabalho e carreiras, viaturas disponíveis e instalações”, apontam.

Podcast Jornal de Guimarães
Episódio mais recente: O Que Faltava #73