
CIAJG acolhe mostra "Intervalo" e filmagem do quadro "Inferno" a 17 de maio
O Centro Internacional das Artes José de Guimarães (CIAJG) abre um novo ciclo expositivo no dia 17 de maio, às 18h00, com duas propostas que convidam à reflexão sobre imagem, memória e história, num cruzamento entre a arte contemporânea e o património.
A exposição "Intervalo", de Alexandre Estrela, explora a fronteira entre pintura, vídeo e animação, transformando as salas do museu num espaço de aparições digitais e ritmos visuais. A exposição integra a segunda parte de um tríptico iniciado na Culturgest, em Lisboa, e conta com a curadoria de Marta Mestre.
Em paralelo, Mariana Caló e Francisco Queimadela apresentam a filmagem de "Inferno", uma pintura do final do século XV, que mistura referências demoníacas e elementos das primeiras interações entre europeus e indígenas americanos. O filme, que será exibido no piso -1, propõe uma leitura contemporânea da obra, pertencente ao Museu Nacional de Arte Antiga.
A inauguração contará com a performance "Mickey Mouth", seguida de um jantar aberto ao público. No dia seguinte, Dia Internacional dos Museus, haverá visitas orientadas às exposições, incluindo um percurso comentado por Alexandre Estrela e Marta Mestre. A programação estende-se ainda ao longo de atividades inclusivas, como visitas em Língua Gestual Portuguesa e um piquenique artístico no museu.
As exposições estarão abertas ao público até final de maio, com entrada gratuita nas visitas e atividades.
Programa completo
Sábado, 17 maio
18h00 Abertura das novas exposições
19h00 Performance Mickey Mouth a partir da exposição "INTERVALO", com Borja Caro e Violeta Azevedo
20h00 Jantar comunitário
Domingo , 18 maio
11h00 Visita-conversa à exposição "INTERVALO" com o artista Alexandre Estrela e curadora Marta Mestre
15h00 Visita PICNIC à coleção do CIAJG com Luísa Abreu e Polyanna Marinho
Fotografia: Forgotten Sounds of Tomorrow, Bruno Múrias Gallery (2022) © Bruno Lopes