skipToMain
ASSINAR
LOJA ONLINE
SIGA-NOS
Guimarães
26 abril 2024
tempo
18˚C
Nuvens dispersas
Min: 17
Max: 19
20,376 km/h

Comando Distrital da PSP assinalou o seu 146.º aniversário em Guimarães

Redação
Sociedade \ terça-feira, maio 30, 2023
© Direitos reservados
Magina da Silva, diretor nacional da PSP, esteve em Guimarães na cerimónia comemorativa do 146º Aniversário do Comando Distrital.

A Sala da Duquesa do Paço dos Duques de Bragança foi palco, na tarde desta terça-feira, 30 de maio, da cerimónia comemorativa do 146º Aniversário do Comando Distrital de Braga da Polícia de Segurança Pública, um evento que contou com a presença de Domingos Bragança, presidente da Câmara Municipal, assim como do Diretor Nacional da PSP, Superintendente-Chefe Manuel Magina da Silva, e do Comandante Distrital de Braga, Superintendente Henriques Almeida.

Nas intervenções protocolares, Domingos Bragança destacou a dedicação e o esforço da PSP na defesa de pessoas e bens, que faz do território do Quadrilátero (Guimarães, Braga, Famalicão e Barcelos) um dos mais seguro do país: “o alto índice de segurança e perceção subjetiva dessa segurança deve-se à competência e dedicação da nossa polícia”, disse.

O edil fez notar que o Quadrilátero Urbano é a terceira área metropolitana do país em desempenho económico, população, ensino e ciência, e que, na atualidade, a complexidade social é bem diferente do que no passado. Este facto, segundo Domingos Bragança, requer um trabalho de grande proximidade entre autarquias, PSP e Ministério da Administração Interna.

Em relação à videovigilância nas cidades, o presidente da Câmara advertiu para a necessidade de se estabelecer um equilíbrio entre segurança e liberdade dos cidadãos, o que é motivo para que se invista em novas competências e numa relação institucional que seja capaz que lidar com estas novas realidades que a tecnologia disponibiliza. “Reconhecemos, com gratidão, o vosso trabalho e dedicação”, concluiu.

Da parte da PSP, Comandante do Distrito de Braga e Diretor Nacional convergiram na necessidade de dotar a instituição de melhores condições para o desempenho das suas funções, ainda que todos os indicadores da segurança objetiva e subjetiva revelem um trabalho de qualidade e baixos índices de criminalidade, bem como da sua perceção. “Geneticamente. A PSP não agrada à população. Façamos bem ou mal, iremos ser sempre criticados, mas tudo farei para que tenhamos as melhores condições possíveis”, disse Magina da Silva.

Nos últimos momentos da cerimónia, procedeu-se a entrega de distinções e prémios a elementos do corpo da PSP de Braga e aos médicos que, de uma forma abnegada, prestam apoio nas cidades do Quadrilátero.

Podcast Jornal de Guimarães
Episódio mais recente: