skipToMain
ASSINAR
LOJA ONLINE
SIGA-NOS
Guimarães
28 março 2024
tempo
18˚C
Nuvens dispersas
Min: 17
Max: 19
20,376 km/h

Conselho Municipal de Educação reúne esta quinta-feira: proposta a votação

Redação
Educação \ quinta-feira, novembro 03, 2022
© Direitos reservados
Transportes gratuitos, assim como acesso também gratuito a equipamentos culturais, desportivos e de educação são os vetores de uma proposta de ação que será apresentada e votada na reunião de hoje.

O Conselho Municipal de Educação de Guimarães reúne esta quinta-feira no Salão Nobre da Câmara Municipal de Guimarães, contando com vários pontos na ordem de trabalhos.

Convocada por Domingos Bragança, líder máximo do município, a reunião tem como um dos principais pontos a apresentação e votação de uma proposta de ação apresentada pelo representante dos professores do ensino secundário, Francisco Teixeira.

Essa proposta visa, essencialmente, o acesso gratuito aos transportes e equipamentos culturais por parte dos estudantes que residam ou estudem no nosso concelho.

“As condições operantes dos currículos escolares estão profundamente ligadas e são profundamente influenciadas pela paisagem cultural e institucional do conjunto do município, desde logo pelo acesso que os estudantes têm ou não têm a uma mobilidade e a um acesso o mais livre e imediato possível às paisagens, lugares, equipamentos e eventos de natureza cultural e desportiva, não se podendo, aliás, destrinçar aquilo que é de natureza cultural e educacional”, pode ler-se na proposta de ação, que é resumida em três pontos:

  1. Que os transportes públicos a operar em território municipal sejam integralmente gratuitos para todos os jovens em idade escolar a residir ou estudar em Guimarães, independentemente dos seus circuitos escolares e domésticos ou da sua relação direta com o circuito escolar.
  2. Que o acesso aos equipamentos municipais de cultura, desporto, educação, e outros, sejam integralmente gratuitos para todos os jovens em idade escolar a residir ou estudar em Guimarães.
  3. Que o acesso aos eventos de cultura, desporto, educação, e outros, sejam integralmente gratuitos para todos os jovens em idade escolar a residir ou estudar em Guimarães, desde que tenham sido subsidiados em pelo menos 50% do seu orçamento global.
Podcast Jornal de Guimarães
Episódio mais recente: O Que Faltava #70