skipToMain
ASSINAR
LOJA ONLINE
SIGA-NOS
Guimarães
26 abril 2024
tempo
18˚C
Nuvens dispersas
Min: 17
Max: 19
20,376 km/h

Edifício da Universidade das Nações Unidas ganha prémio de reabilitação

Redação
Sociedade \ quinta-feira, julho 08, 2021
© Direitos reservados
A intervenção na antiga fábrica de curtumes Freitas & Fernandes, concebida pelo gabinete de arquitetura Pitágoras, recebeu o Prémio Nacional de Reabilitação Urbana.

A transformação da antiga Freitas & Fernandes na Universidade das Nações Unidas, em Couros, foi galardoada com o Prémio Nacional de Reabilitação Urbana, na cerimónia que decorreu nesta quarta-feira, em Oeiras.

Concebida pelo gabinete de arquitetura Pitágoras, sediado em Guimarães, e executada pela empresa barcelense FM Magalhães, a obra venceu na categoria Comercial & Serviços, uma das 10 distinguidas.

As outras são Impacto Social, Turismo, Residencial, Reabilitação Estrutural, Restauro, Melhor Intervenção inferior a mil metros quadrados, Sustentabilidade, Cidade de Lisboa e Cidade do Porto, na qual a empresa vimaranense NVE foi premiada, graças à requalificação do edifício de escritórios Boavista Office Center.

A Universidade das Nações Unidas, assim como vários institutos e programas localizados em mais de 12 países, é um laboratório de ideias global (“think tank”) e uma organização de ensino de pós-graduação estabelecida em 1972 por decisão da Assembleia Geral das Nações Unidas, lê-se numa nota da Câmara Municipal de Guimarães sobre a valência ali instalada.

O equipamento visa contribuir para a investigação coletiva e o ensino, para a disseminação e os serviços de consultoria, para a resolução dos problemas globais prementes relacionados com a sobrevivência, e ainda para o desenvolvimento e o bem-estar do ser humano, que são do interesse das Nações Unidas, dos seus povos e estados-membros.

Os galardões de 2021 albergam edifícios intervencionados em Portugal cuja licença de utilização foi emitida entre 01 de janeiro de 2019 e 31 de dezembro de 2020. O Prémio Nacional de Reabilitação Urbana é uma iniciativa da publicação Vida Imobiliária que se realiza desde 2013.

Podcast Jornal de Guimarães
Episódio mais recente: