skipToMain
ASSINAR
LOJA ONLINE
SIGA-NOS
Guimarães
26 abril 2024
tempo
18˚C
Nuvens dispersas
Min: 17
Max: 19
20,376 km/h

Espólio de seis séculos da Casa do Costeado fica à guarda da SMS

Redação
Cultura \ terça-feira, maio 31, 2022
© Direitos reservados
Sociedade Martins Sarmento apresenta, a 09 de junho, uma palestra sobre o conjunto documental daquele imóvel em Creixomil, que se estende, pelo menos, de 1331 até 1989.

A história da Casa do Costeado, que se estende pelo menos de 1331 até 1989, está, desde 2021, a ser estudada por André Filipe Oliveira da Silva, investigador que, a 09 de junho, apresenta a palestra “O espólio da Casa do Costeado: seis séculos de história”, a partir das 18h00, no salão nobre da Sociedade Martins Sarmento (SMS), entidade a quem a família ex-proprietária doou o conjunto documental, refere um comunicado enviado às redações.

Desde 2018 na posse da Câmara Municipal de Guimarães, para a instalação da escola de hotelaria do IPCA, aquela casa enquadrada numa quinta de 4,5 hectares teve a mesma família como protagonista desde o século XVIII: os descendentes de António de Nápoles Vaz Vieira de Melo e Alvim e de Ana Peregrina Freire de Andrade Coelho de Bento de Palhares, barão e baronesa do Costeado, respetivamente.

Além de garantir a preservação dos documentos, a SMS assegura igualmente o acesso de investigadores e curiosos a uma coleção com origens que vão de Roma até ao Rio de Janeiro, de Monção até Faro. A apresentação enquadra-se no Dia Internacional dos Arquivos, precisamente assinalado a 09 de junho.

Podcast Jornal de Guimarães
Episódio mais recente: