skipToMain
ASSINAR
LOJA ONLINE
SIGA-NOS
Guimarães
03 dezembro 2022
tempo
18˚C
Nuvens dispersas
Min: 17
Max: 19
20,376 km/h

Exposição, iluminação, desfile: são os 145 anos dos Bombeiros de Guimarães

Redação
Sociedade \ segunda-feira, março 14, 2022
© Direitos reservados
Programa dos 145 anos dos Bombeiros Voluntários de Guimarães começa com uma exposição do espólio. O aniversário é dia 20 e o quartel está aberto à comunidade.

Os Bombeiros Voluntários de Guimarães iniciam o programa comemorativo dos seus 145 anos com a inauguração de uma exposição do espólio no dia 18 de março, pelas 19h00, no salão nobre do quartel. A mostra inclui um conjunto de objetos, fardamentos, condecorações e viaturas antigas, tendo sido organizada em parceria com as equipas técnicas do Museu de Alberto Sampaio e do Paço dos Duques de Bragança.

Um vasto conjunto de objetos repletos de memórias e histórias vai poder ser visto, entre 18 e 20 deste mês, no salão nobre do quartel dos Bombeiros Voluntários de Guimarães (BVG). A exposição que retrata os “145 anos dos Bombeiros Voluntários de Guimarães” inclui alguns dos primeiros objetos usados e preservados pela corporação, mas também antigos fardamentos, pinturas, condecorações e viaturas, entre as quais se contam as bombas de picota braçais, existentes em 1800, que eram enchidas a baldes de serapilheira para acudir aos incêndios.

"Esta será uma oportunidade para muitos vimaranenses poderem ver de perto e ficarem a conhecer algum do nosso rico e valioso espólio que tem vindo a ser preservado e valorizado em colaboração com a direção e equipa técnica do Museu Alberto Sampaio e Paço dos Duques de Bragança", considera e valoriza João Pedro Castro, presidente da direção da Associação Humanitária dos BVG. No mesmo dia, pelas 20h00, será também inaugurada a iluminação especial do quartel alusiva aos 145 anos da instituição.

As comemorações do 145º aniversário dos BVG prosseguem no dia 19, com a entrega de emblemas aos sócios com 50 ou mais anos de filiação. A cerimónia de imposição de emblemas terá lugar no salão nobre, a partir das 15h00.

O programa comemorativo, que vai estender-se até final do corrente ano de 2022, sendo que terá a 20 de março o seu dia mais solene, recuperando o formato presencial que havia sido interrompido devido à pandemia. Depois do hastear de bandeira, pelas 08h30, terá lugar uma formatura e desfile apeado e motorizado, a partir das 09h30, desde o quartel até à Igreja de S. Francisco, onde será celebrada a Missa Solene, pelas 10h00.

Ainda no domingo, dia 20 de março, junto ao Monumento ao Bombeiro, pelas 11h15, decorrerá uma singela homenagem aos bombeiros e tributo aos fundadores da instituição, seguindo-se a receção das entidades convidadas para a sessão solene, que decorrerá na parada do quartel. Bento Marques, Comandante dos BVG refere que “o envolvimento de tos é um estímulo para todos nós”.

Podcast Jornal de Guimarães
Episódio mais recente: O Que Faltava #38