skipToMain
ASSINAR
LOJA ONLINE
SIGA-NOS
Guimarães
30 abril 2024
tempo
18˚C
Nuvens dispersas
Min: 17
Max: 19
20,376 km/h

Hospital Guimarães: Centro Académico aprovado por agência americana

Redação
Saúde \ segunda-feira, setembro 11, 2023
© Direitos reservados
De acordo com o Hospital Senhora da Oliveira, a investigação tem sido um dos desígnios do hospital, que reclama a condição de Hospital Universitário.

O Centro Académico de Formação do Hospital de Guimarães foi certificado poe parte da FDA Food and Drug Administration, uma agência do Departamento de Saúde e Serviços Humanos dos Estados Unidos da América.

Esta certificação surge no âmbito de “uma auditoria minuciosa ao trabalho desenvolvido pelo Centro Académico num dos estudos em que a equipa do HSOG havia tido um papel nuclear”, dá conta o Hospital Senhora da Oliveira.

A unidade hospitalar vimaranense indica que esta certificação é o “reconhecimento” do trabalho que tem vindo a ser desenvolvido, um “reconhecimento nacional e internacional por força do constante esforço das equipas de investigação, que se afirmam em vários estudos como os principais contribuintes a nível europeu”.

A referida auditoria teve lugar em fevereiro, “tendo o Centro Académico do HSOG obtido a classificação final de “no action indicated” (NAI), indicando que nenhuma condição ou prática questionável foi encontrada durante a inspeção. Este é um evento pouco frequente, não só dada a baixa frequência com que a FDA faz inspeções no nosso país, mas também pela atribuição desta distinção”, informa o hospital.

Na nota enviada à imprensa, o HSOG refere ainda que a investigação “tem sido uma das grandes apostas da administração”, o que leva a que se esteja a posicionar “cada vez mais claramente como um Hospital Universitário”.

De resto, esta é uma condição que o Hospital de Guimarães tem vindo a reclamar nos últimos tempos, uma vez que foi, inclusivamente, o primeiro do país com Certificação do Centro Académico e de Formação.

Podcast Jornal de Guimarães
Episódio mais recente: