skipToMain
ASSINAR
LOJA ONLINE
SIGA-NOS
Guimarães
25 julho 2024
tempo
18˚C
Nuvens dispersas
Min: 17
Max: 19
20,376 km/h

HSOG é "um dos quatro melhores" em sistema da Entidade Reguladora da Saúde

Redação
Saúde \ quinta-feira, janeiro 06, 2022
© Direitos reservados
A ERS divulga resultados módulo relativa às dimensões Excelência Clínica, Segurança do Doente, Adequação e Conforto das Instalações, Focalização no Utente e Satisfação do Utente.

O Hospital da Senhora da Oliveira de Guimarães foi "um dos quatro hospitais melhores classificados pela Entidade Reguladora da Saúde" nas 16 áreas clínicas utilizadas para avaliar o grau de excelência clínica dos estabelecimentos de saúde hospitalar, públicos e privados. 

A Entidade Reguladora da Saúde (ERS) divulga os resultados do módulo SINAS@Hospitais do Sistema Nacional de Avaliação em Saúde (SINAS), relativa às dimensões Excelência Clínica, Segurança do Doente, Adequação e Conforto das Instalações, Focalização no Utente e Satisfação do Utente.

O SINAS é um sistema cuja participação dos prestadores de cuidados de saúde é voluntária. A avaliação e a classificação efetuadas processam-se em dois níveis. No primeiro nível é verificado o cumprimento de um conjunto de critérios, definidos no contexto do SINAS, para a prestação de cuidados de saúde com qualidade. Somente os prestadores a quem é atribuída a classificação correspondente ao cumprimento de todos estes parâmetros de qualidade (simbolizado por uma estrela vermelha) têm acesso ao segundo nível de avaliação, no qual é calculado um rating individual, para cada uma das áreas em avaliação.

Realça-se que a metodologia utilizada pelo SINAS é diferente de um ranking, onde os prestadores surgiriam listados por ordem decrescente de desempenho, não sendo adequadas qualificações do tipo “melhor hospital” atribuídas individualmente aos prestadores. Acresce que as classificações traduzem o desempenho apenas nas áreas concretamente avaliadas em cada prestador, não se podendo fazer extrapolações sobre o desempenho do hospital como um todo. Assim, a interpretação dos resultados publicados pelo SINAS deve atender à natureza da metodologia de avaliação adotada.

 

Podcast Jornal de Guimarães
Episódio mais recente: O Que Faltava #73