skipToMain
ASSINAR
LOJA ONLINE
SIGA-NOS
Guimarães
25 abril 2024
tempo
18˚C
Nuvens dispersas
Min: 17
Max: 19
20,376 km/h

Urgências de psiquiatria com mais respostas diurnas em Guimarães

Redação
Saúde \ segunda-feira, janeiro 02, 2023
© Direitos reservados
Hospitais vão receber "reforço significativo do número de psicólogos". Reorganização permite uma maior "resposta em rede".

A direção executiva do Serviço Nacional de Saúde (SNS) anunciou uma reorganização das urgências de psiquiatria que aumenta as respostas diurnas em Guimarães.

Esta reorganização "mantém as respostas existentes em presença física noturna (Porto, Lisboa e Coimbra), aumenta as respostas em presença diurna (Guimarães, Viana do Castelo e Cascais) e ainda permite uma resposta de proximidade em regime de prevenção distribuída por praticamente todo o território nacional", adiantou à agência Lusa o organismo liderado por Fernando Araújo.

A direção executiva justificou a reorganização com o facto de ser, diz o responsável citado pela mesma fonte, "importante para as urgências de psiquiatria estandardizar procedimentos em todo o país, definir e manter consistente a rede de pontos de acesso do SNS e estabilizar os critérios de referenciação". "No seu conjunto, a segurança dos cuidados às situações urgentes é reforçada por esta resposta em rede", salientou ainda a direção executiva do Serviço Nacional de Saúde.

A direção executiva salientou ainda que o plano para a resposta dos hospitais públicos às situações de urgência de psiquiatria está alinhado com a reorganização dos serviços de psiquiatria e saúde mental que tem estado a ser desenvolvida ao longo dos últimos anos, prevendo uma maior ligação com os cuidados de saúde primários e com as estruturas da comunidade, através da constituição de equipas comunitárias de saúde mental.

Para os hospitais, "está a haver um reforço significativo do número de psicólogos nos serviços de psiquiatria e saúde mental", acrescentou à Lusa Fernando Araújo.

Podcast Jornal de Guimarães
Episódio mais recente: