
Nova Creche Mais Polvoreira inaugurada com resposta social alargada
A nova Creche Mais Polvoreira foi inaugurada esta quarta-feira, 30 de julho, na freguesia de Polvoreira. O novo equipamento social é promovido pela Cooperativa Mais Polvoreira – Solidariedade, Educação e Empreendedorismo Social e integra três valências: creche, centro de dia e serviço de apoio domiciliário.
O projeto, financiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), disponibiliza 84 lugares de creche, 30 para centro de dia e 40 vagas para apoio domiciliário. A partir de setembro, passará a acolher 84 crianças, 60 utentes em centro de dia e prestará apoio domiciliário a 140 pessoas.
A obra enfrentou vários obstáculos, tendo ido a concurso público por cinco vezes até ser adjudicada a um empreiteiro de Fafe. O presidente da Junta, Carlos Oliveira, recordou os quatro anos de esforço e agradeceu aos parceiros do projeto, destacando o apoio do deputado Ricardo Araújo, do Município e do Estado.
Domingos Bragança, presidente da Câmara Municipal, destacou a importância do equipamento numa rede de respostas sociais no concelho. “A população está a crescer e precisamos de respostas especializadas no escalão 0-3 anos”, referiu, sublinhando a relevância de equipamentos que apoiem as famílias.
Marta Bragança, presidente da direção da cooperativa, afirmou que este é apenas o início de um percurso que se quer pautado por “rigor, solidariedade, ética e partilha”.
Instalada numa antiga escola primária requalificada, a Creche Mais Polvoreira representa, segundo o autarca, “o projeto de maior dimensão no concelho” nesta área. A estrutura foi possível graças a uma candidatura financiada a 100% pelo PRR, tornando-se uma resposta essencial para a comunidade local.
@Município de Guimarães