Órgão Histórico: Este fim-de-semana a sonoridade volta a sair dos tubos
Este fim-de-semana – 30 de novembro e 01 de dezembro – tem início mais uma edição das Jornadas do Grande Órgão Histórico da Igreja de Nossa Senhora da Oliveira, um evento promovido pela Colegiada da Oliveira que se prolonga até 08 de dezembro
Estão agendados dois concertos do reconhecido organista Daniel Ribeiro, sábado a partir das 21h30 e domingo a partir das 16h30, tendo o concerto o título A Música Europeia para Órgão nos Séculos XVII e XVIII".
“Antes de cada concerto poderá usufruir de uma visita guiada com apresentação histórica e patrimonial da Igreja de Nossa Senhora da Oliveira, conduzida por Bruno Pereira (Licenciado em História pela Universidade de Coimbra)”, dá conta a Colegiada.
O início das visitas começa meia hora antes dos concertos, sendo a entrada livre, ainda que sujeita à lotação do espaço. “Celebre connosco o som imponente do maior órgão histórico do norte de Portugal e deixe-se envolver pela grandiosidade deste momento cultural”, convida a organização.
Para além destes concertos, a V edição das Jornadas do Grande Órgão Histórico da Oliveira contempla outras iniciativas, como as visitas guiadas "Uma História em Cada Tubo", que incluem 20 minutos de pura emoção musical, acompanhadas pelos organistas José Carlos Azevedo, Diretor Artístico, e Alexandre Xavier.
A Igreja de Nossa Senhora da Oliveira, classificada como Monumento Nacional, é guardiã de um dos maiores tesouros do património organístico do país: o grande órgão histórico, construído por Luís António de Carvalho (1766-1839) e concluído em 1841. Este é o maior órgão histórico do Norte de Portugal, com 2 teclados, 51 meios-registos sonoros, 2.229 tubos (dos quais 270 trombetas), e foi restaurado entre 2011-2013 pela Oficina e Escola de Organaria de Esmoriz.
PROGRAMA:
1. Concertos
- 30 de novembro, às 21h30, e 1 de dezembro, às 16h30.
- Concertos com o organista convidado Daniel Ribeiro, de renome nacional e internacional, cujo vasto currículo e dedicação à música sacra o tornam num intérprete de excelência.
- Duração: aproximadamente 1 hora.
- Apresentação histórica e patrimonial, 30 minutos antes de cada concerto, conduzida por Bruno Pereira, licenciado em História pela Universidade de Coimbra.
- Entrada gratuita, limitada à lotação do espaço.
2. Momentos Musicais com som ao vivo do grande Órgão Histórico
- Dia 2,3 e 5 às 11h30 e às 14h30 e dia 4 às 14:30, com José Carlos Azevedo, organista profissional e diretor artístico da Paróquia de Nossa Senhora da Oliveira.
- Duração: 45 minutos.
- Contribuição: 2€.
3. “Uma História em Cada Tubo” –
Visita Guiada com 20 minutos de Emoção Musical
Visitas guiadas com demonstração de órgão histórico:
- Dias 6 e 7, às 11h30, 12h, 14h30 e 15h.
- Dia 4, às 11h30 e 12h.
- Visita guiada ao grande órgão histórico.
- Duração: 20 minutos.
- Contribuição: 3€.
4. Eucaristias
- Semanal: de dia 2 a 6, às 19h.
- Solenidade: dia 8 ao 12h e às 19h.