skipToMain
ASSINAR
LOJA ONLINE
SIGA-NOS
Guimarães
03 janeiro 2025
tempo
18˚C
Nuvens dispersas
Min: 17
Max: 19
20,376 km/h

Osmusiké Cadernos: sexta edição já está aí; foi apresentada sábado

Redação
Cultura \ segunda-feira, dezembro 16, 2024
© Direitos reservados
"1884 o Ano de Ouro de Guimarães" e "25 de abril - 50 anos de liberdade" são alguns dos principais temas desta publicação.

Osmusiké – Associação Musical e Artística do Centro de Formação Francisco de Holanda apresentou no dia 14 de dezembro, no Salão Nobre da Sociedade Martins Sarmento, a edição nº. 6 dos denominados OsmusikéCadernos, publicação com periocidade (mais ou menos) anual, que tem como foco Guimarães e as suas gentes, bem como o país que somos, nas suas mais diversas vertentes.

Estiveram presentes, para além do Sr. Presidente da Câmara, da Vice-presidente e do vereador da Cultura e ainda do Sr. Deputado à Assembleia da República Ricardo Araújo, os diretores das diversas instituições vimaranenses, professores de diversas universidades e ilustres vimaranenses que se preocupam com a Cultura, a nível local e nacional.

De facto, após o lançamento do primeiro número em junho de 2020, a continuidade dos Cadernos tem sido mantida com regularidade sob a organização de uma equipa coordenadora constituída por Jorge do Nascimento Silva, Agostinho Ferreira, Álvaro Nunes, João Silva Pereira e Joaquim Salgado Almeida, que tem mobilizado centenas de colaboradores para o projeto editorial e contado com o apoio da edilidade vimaranense.

Ao longo das suas 637 páginas, Guimarães ocupa o centro da edição dos Cadernos 2024, bem como os 50 anos do 25 de Abril. Deste modo, como convidados especiais desta apresentação pública, estiveram entre nós a professora, historiadora e investigadora Helena Pinto e o advogado e estudioso do 25 de Abril, César Machado, que, em traços sumários e incisivos, explanaram o teor e significados das escolhas temáticas.

Assim, a sessão centrar-se-ia sobretudo na evocação dos 140 anos de 1884, o ano de ouro da urbe vimaranense e noutras efemérides marcantes. Igualmente nos aspetos mais pertinentes da cidade sempre em construção, que passa também pela abordagem do seu passado mais recente e pela sua atualidade, quer no seu movimento associativo e institucional, quer nas ocorrências recentes e/ou alusão às suas figuras, curiosidades e outras coisas e loisas da casa. Destacamos um estudo sobre a Universidade do Minho, que muito tem contribuído para o desenvolvimento regional desta região e do próprio país. Obviamente, entre estas, as atividades culturais da nossa própria lavra, no contexto das valências da música, teatro e poesia.

Outrossim, os Cadernos trazem à colação, outra gente que marca presença nas letras e artes, quer na criação inédita e esporádica, quer na escrita criativa em livros e revistas, cuja produção artística, à laia de recensão/sinopse, vamos divulgando.

Do país, como é óbvio, assumiria particular destaque os 50 anos do 25 de Abril e a entrevista ao saudoso coronel Rui Guimarães, capitão de Abril e vimaranense, com uma intervenção de destaque no Norte do País, infelizmente já mobilizado para outras revoluções. Ademais, fala-se também bem alto acerca da nossa língua e dos nossos escritores, ora evocando uns e as suas obras, como Camões nos 500 anos do seu nascimento, ora homenageando outros e os seus legados.

Muito para degustar pacientemente, tal e qual os momentos lúdico-culturais que complementaram e abrilhantaram a sessão. Com efeito, a apresentação pública contaria ainda com momentos musicais a cargo de Osmusiké Cantar Guimarães, bem como momentos de poesia de gente da casa, declamada por Osmusiké Poesia.

A findar, a promessa que o projeto editorial é para prosseguir e a indicação de que a edição de 2025 (OsmusikéCadernos 7) já está na forja …

Podcast Jornal de Guimarães
Episódio mais recente: O Que Faltava #86