skipToMain
ASSINAR
LOJA ONLINE
SIGA-NOS
Guimarães
19 abril 2024
tempo
18˚C
Nuvens dispersas
Min: 17
Max: 19
20,376 km/h

PAN propõe a existência de local de acolhimento de animais

Hugo Marcelo
Sociedade \ quarta-feira, outubro 06, 2021
© Direitos reservados
Partido questionou a vereação responsável no sentido de perceber se o município tem plano de proteção e apoio de animais vítimas de maus tratos e/ou abandono.

Depois de, na passada sexta-feira, terem vindo a público "notícias de equídeos feridos e com sinais de subnutrição em exploração agrícola próximo do centro tecnológico do Avepark", a concelhia do PAN questionou a vereação responsável no sentido de perceber se o município tem plano de proteção e apoio (alimentação e cuidados veterinários) para casos como estes, até ser encontrada uma solução satisfatória.

"Sabemos que a GNR levantou autos, mas não sabemos o que foi ou vai ser feito para solucionar os problemas de subnutrição e falta de assistência veterinária", disse Rui Rocha. O Porta-Voz do partido recordou ainda o caso  que remonta a julho de 2019, "quando cinco éguas e um macho foram resgatados pelo Centro Equestre de Guimarães (Matamá) por estarem abandonados e desnutridos numa exploração em Vermil. Mais de um ano depois, o cuidador não tinha sequer reconhecido o direito sobre os animais, apesar de ter assumido todas as despesas de alimentação e cuidados veterinários".

Para o PAN, "falar de bem-estar animal é falar também de responsabilidade social", o partido gostaria que fossem "implementadas políticas mais eficazes no que diz respeito à área do bem-estar animal", como por exemplo, a criação de parcerias com associações ou entidades privadas para a existência de locais de acolhimento de animais de quinta vítimas de maus tratos e/ou abandono.

 

Podcast Jornal de Guimarães
Episódio mais recente: