skipToMain
ASSINAR
LOJA ONLINE
SIGA-NOS
Guimarães
29 março 2024
tempo
18˚C
Nuvens dispersas
Min: 17
Max: 19
20,376 km/h

PSP fecha bares do Centro Histórico. AVS pede a demissão do comandante

Redação
Sociedade \ quarta-feira, agosto 10, 2022
© Direitos reservados
Associação de adeptos do Vitória SC pede responsabilidade à autarquia e também ao Comando da PSP.

Na sequência dos desacatos verificados na noite desta terça-feira em Guimarães, perpetrados por adeptos do Hajduk Split juntamente com outros adeptos portugueses – sendo conhecidas as ligações dos croatas a grupos ilegais do Benfica – os bares do Centro Histórico de Guimarães estão encerrados esta quarta-feira.  

Esta obrigatoriedade de fecho dos bares foi imposta pela Polícia de Segurança Pública (PSP), confirma a Associação Vimaranense de Hotelaria (AVH), que se pronunciou em comunicado. Para além dos prejuízos da noite, terão de encerrar durante esta quarta-feira”, refere a AVH, deixando uma palavra de conforto aos seus associados.

“Registamos, ainda, com grande preocupação, que Guimarães, uma cidade pacata e acolhedora, seja "invadida" por um grupo organizado, sem qualquer tipo de vigilância, tendo o mesmo espalhado e semeado o caos e o medo”, apontam.

As mesmas preocupações foram demonstradas pela Associação Vitória Sempre (AVS), que questiona “como é possível cinco camionetas de malfeitores pararem sem qualquer problema na cidade?”, notando ainda a falta de qualquer força policial na cidade.

Nesse sentido, a associação e adeptos vitorianos pede mesmo a demissão do Comandante da PSP. “Exigimos responsabilização! Responsabilização do Comandante da PSP, exortando-o a ser humilde e pedir a demissão por não ter acautelado a defesa dos cidadãos vimaranenses e dos muitos turistas que circundam pelo centro histórico da cidade”.

Na mesma nota a AVS pede ainda “responsabilidade dos responsáveis autárquicos incapazes de preverem o viria a suceder, não exigindo uma articulação e uma resposta pronta de quem tinha que agir”.

Em comunicado a PSP informou que identificou 122 cidadãos croatas, 23 portugueses e nove adeptos de outras nacionalidades na sequência dos desacatos.

Podcast Jornal de Guimarães
Episódio mais recente: O Que Faltava #70