skipToMain
ASSINAR
LOJA ONLINE
SIGA-NOS
Guimarães
21 maio 2024
tempo
18˚C
Nuvens dispersas
Min: 17
Max: 19
20,376 km/h

Gator, the Alligator no Ramada na despedida da música erudita

Redação
Cultura \ sábado, julho 15, 2023
© Direitos reservados
A terceira noite das Ramada Sound Sessions começa às 21h30, dando palco à banda de Barcelos. Por essa hora, têm lugar os últimos andamentos do Guimarães Allegro nas ruas da cidade.

Guimarães é, neste sábado, palco de manifestações artísticas que incluem a performance no espaço público, a exposição de artesanato, a animação de rua com música clássica e o rock, na rua da Ramada.

O Instituto de Design de Guimarães acolhe, a partir das 21h30, Filipe Carvalho, Gator, the Aligator e Lara Lomba, responsável pelo DJ Set. Essa é o alinhamento da terceira noite do Ramada Sound Sessions, iniciativa promovida pela Sound, uma revista vimaranense especializada em música.

Banda de oriunda de Barcelos, com um som eletrizante e repleto de energia, os Gator, the Aligator já deixaram marca em palcos como o do Paredes de Coura, Super Bock em Stock e Bons Sons, apresentando um estilo inspirado no rock de garagem. “O mais recente álbum "Laminar Flow" traz um som mais pesado, denso e psicadélico, trazendo consigo a agressividade e a força de um autêntico jacaré para cada palco que pisam”, adianta o comunicado acerca do evento com um custo de 6 euros, com oferta de lambreta – cerveja em copo de 15 centilitros. O coletivo barcelense atua a partir das 22h30.

Habituado a ouvir Radiohead e Smashing Pumpkins desde tenra idade, Filipe Carvalho lançou, em 2021, o EP de estreia “How Is It?”, com influências de Elliott Smith, Jeff Mangum e Isaac Wood e da estética Do It Yourself. Atua a partir das 21h30.

No exterior, o Guimarães Allegro promete despedir-se da oitava edição, deambulando pelas ruas da cidade, com um concerto itinerante dos Kaustika, à noite. Antes, a música erudita é interpretada a partir da Penha, com Orquestra do Agora, projeto da ondamarela e da Sociedade Musical de Guimarães (16h00), com os Jovens Cantores de Guimarães (18h00), no Instituto de Design, ou com a Dogma Brass Band, às 22h00, no jardim do Museu Alberto Sampaio.

O dia contempla ainda “Jogo performance A2”, uma performance em espaço público criada por Manuela Ferreira, que se desenrola ao longo do dia, a partir das 11h00, na Alameda de São Dâmaso, a feira de artesanato da plataforma No Convento, nas Dominicas, a partir das 14h00, ou a gala dos 10 anos da Escola de Dança Flávia Portes, marcada para as 21h00, no Centro Cultural Vila Flor.

O sábado contempla ainda música e eventos espalhados pelo território vimaranense: os Banhos Velhos, em Caldas das Taipas, acolhem Los Bomboneros, os Jepards o DJ set de Pedro Conde e de Les Dirty Two, a partir das 17h30, num evento que assinala o primeiro aniversário da barbearia O’Cunha.

Antes, a partir das 14h00, começa a festa da juventude e a noite de branca da freguesia de Guardizela, estendendo-se pela noite fora. Em Pevidém, a Praça Francisca Inácio acolhe o Pevidém Summer Fest a partir das 18h30, com atuações de Hélder Batista, Joaquim Oliveira e DJ’s. Também a sudoeste, Serzedelo acolhe a 38.ª edição do Festival de Folclore da Casa do Povo, com seis grupos, um deles de Espanha. O evento começa às 17h00, sendo antecedido por uma feira com expositores da freguesia, às 10h00.

Em Urgezes, realiza-se a nona edição da Feira de Urgezes, a partir das 16h30, com grupo da Associação Social e Cultural de Urgezes, o grupo de Cavaquinhos de Guardizela, dança natura, a Associação Cultural de S. Vicente de Mascotelos e Liliana Oliveira.

Em São Torcato, o Quarteto de Cordas de Guimarães atua na igreja paroquial, a mais antiga, a partir das 21h30, ao abrigo do ExcentriCidade, programa de descentralização cultural da Câmara Municipal de Guimarães.

Podcast Jornal de Guimarães
Episódio mais recente: O Que Faltava #73