skipToMain
ASSINAR
LOJA ONLINE
SIGA-NOS
Guimarães
27 maio 2024
tempo
18˚C
Nuvens dispersas
Min: 17
Max: 19
20,376 km/h

Público pode escolher novo nome para festival do rio Febras até sábado

Redação
Cultura \ quarta-feira, agosto 09, 2023
© Direitos reservados
Há cinco designações à escola na votação online aberta até às 12h00 de sábado, disponibilizada pela organização de um evento que ganhou popularidade após a polémica com o Rock in Rio.

Batizado Rock in Rio Febras quando se realizou pela primeira vez, em 2022, o festival de rock promovido pela Casa do Povo de Briteiros terá um novo nome.

A organização abriu uma votação online até às 12h00 de sábado com cinco dos nomes mais mencionados pelos espetadores e pelo público que acompanhou a polémica em torno da mais recente edição: são eles Rock no Rio Febras, Rock Rio Febras, Rock near (but not in) Rio Febras, Rockin’ Rio Febras e Super Bock Super Febras.

A polémica que envolveu a segunda edição do festival foi desencadeada pelo seu nome original, que levou à acusação de concorrência desleal por parte da empresa que gere o Rock in Rio, o megafestival criado em 1985, no Rio de Janeiro, com nove edições já decorridas em Lisboa e uma décima prevista para 2024.

O caso fez disparar a presença mediática e a popularidade do festival, o que levou a organização a alterar a configuração do recinto e a logística para albergar cinco mil pessoas em 22 de julho, ao invés das 1.500 pessoas que assistiram à primeira edição. Nas duas primeiras edições, o festival do rio Febras realizou-se ao abrigo do ExcentriCidade, programa da Câmara Municipal para a descentralização cultural.

Podcast Jornal de Guimarães
Episódio mais recente: O Que Faltava #73