Roldes: fábrica centenário em leilão após falir. Valor ronda os 2 milhões
As instalações e recheio da Fábrica de Roldes – em Fermentões – estão à venda em leilão. A unidade industrial que se dedicava aos curtumes, fundada em 1923, acabou por não evitar a falência, pouco tempo depois de completar 100 anos de história.
O processo de insolvência iniciou-se no final de março, após o fecho da Fábrica de Roldes, que deixou duas dezenas de trabalhadores – com a situação salarial regularizada – no desemprego.
A fábrica está agora à venda online, num leilão que se iniciou no dia 26 de agosto e irá decorrer até ao dia 23 de setembro.
De acordo com a descrição do leilão, a venda desta “unidade industrial” contempla vários materiais: “material de escritório, prensas, fulões, empilhadores, peles, compressores, diverso material de serralharia, caldeira a gás, estantes em dexion, material de laboratório, máquinas de pintar peles, empilhadeiras, lixadeira de peles, entre outros”.
O valor mínimo apontado pela leiloeira fica próximo dos 2 milhões de euros: mais precisamente 1.948.705,75 euros.
Com o fecho da Fábrica de Roldes acabou por desaparecer em Guimarães a indústria dos curtumes, uma vez que esta empresa sediada na margem direita do rio Selho, era a única que ainda operava nesta área.