skipToMain
ASSINAR
LOJA ONLINE
SIGA-NOS
Guimarães
29 abril 2024
tempo
18˚C
Nuvens dispersas
Min: 17
Max: 19
20,376 km/h

Sandinenses pronto para a luta após primeira volta “acima das expetativas”

Tiago Mendes Dias
Desporto \ quinta-feira, janeiro 04, 2024
© Direitos reservados
Quinto classificado da Série A do Campeonato de Portugal na viragem para a segunda volta, o emblema azul admite perda do fator surpresa, mas diz-se pronto para carimbar a manutenção.

Com 18 pontos após 13 jornadas, o GDRC Os Sandinenses ocupa um quinto lugar que está longe de ser confortável num “campeonato super competitivo”, a Série A do Campeonato de Portugal. Afinal, são três os pontos que o separam da zona de despromoção, na viragem para 2024 e para a segunda metade da prova. Ainda assim, a primeira volta “superou expetativas”, realça o diretor desportivo do clube azul, recordando o convite tardio da Federação Portuguesa de Futebol, em julho passado, para ocupar a vaga inicialmente destinada ao vizinho CD Ponte.

“Os jogadores sentiram conforto nesta casa e realizaram uma primeira volta acima das expetativas (…) O plantel foi feito para lutar pelos quatro primeiros lugares da Pró-Nacional, mas as contratações já tinham em conta o andamento do Campeonato de Portugal”, descreve Tiago Carneiro ao Jornal de Guimarães.

De regresso a “uma realidade nacional” em que não competia desde 2005/06, o GDRC Os Sandinenses viveu um arranque difícil, com a derrota caseira frente ao Tirsense por 5-2, mas recompôs-se; só voltou a perder por duas vezes, frente ao líder Camacha (4-1) e ao quarto classificado, Montalegre (4-2), no encerramento da primeira volta. Tiago Carneiro atribui o mérito desse crescendo aos jogadores; os reforços, sublinha, tiveram “impacto imediato” no num plantel que está agora “perfeitamente adaptado” ao quarto escalão do futebol nacional.

O responsável acredita, por isso, numa segunda volta que garanta a manutenção, pese os eventuais ajustes a operar no grupo de trabalho agora treinado por Júnior Santos. “Montámos um plantel minimamente equilibrado para a exigência deste campeonato, mas vai ser difícil manter isto. Todos os clubes vão apetrechar-se com as melhores armas possíveis. Não fugimos à regra. Vamos tentar aproveitar algumas oportunidades de mercado”, projeta, na antecâmara do regresso à competição, no domingo, com a visita ao Estádio Abel Alves de Figueiredo para o duelo com o Tirsense.

 

Júnior Santos é o novo treinador do Sandinenses à partida para a segunda volta ©GDRC Os Sandinenses

Júnior Santos é o novo treinador do Sandinenses à partida para a segunda volta ©GDRC Os Sandinenses

 

“Já não vamos ser o elemento surpresa”

A mudança de ano coincide com a mudança de treinador. O timoneiro da primeira volta, Ricardo Martins, rumou ao Berço, 16.º classificado da Pró-Nacional da Associação de Futebol de Braga, e a direção do GDRC Os Sandinenses convidou Júnior Santos, até então adjunto, a assumir a função de treinador principal. “Fomos apanhados de surpresa. Enquanto equipa técnica, pensávamos todos que iríamos sair. Quando a direção percebeu que não íamos acompanhar o mister Ricardo Martins para o Berço, a direção fez-nos a proposta. Apesar de ter 33 anos e de estar habilitado para tal, não estava à espera do convite”, reconhece o novo técnico.

Mais do que explicar exercícios, Júnior Santos tem agora de ser voz de comando, reconhece. Mas o plantel tem a mesma valia e trabalha no mesmo contexto de desvantagem face a equipas profissionais e semiprofissionais. “Temos jogadores que trabalham de dia e vão treinar às 19h45 (…) É um plantel amador no meio de equipas profissionais”, detalha. Além dessa condicionante, o GDRC Os Sandinenses vai perder o fator surpresa. “Até agora, éramos o elemento surpresa que veio da distrital. A partir do momento em que começa a segunda volta, já há uma referência para a valia do Sandinenses enquanto equipa. Já não vamos ser o elemento surpresa. Vamos ter de estar muito mais vivos e ativos. As equipas já vão estar preparadas para jogar contra nós”, descreve.

Mas a confiança do técnico na manutenção permanece inabalável, pese a luta acérrima em perspetiva. “Há equipas lá em baixo, mas com expetativas altas, que se vão reforçar para tentar fugir aos lugares de baixo. As equipas em cima vão-se tentar reforçar para se manterem lá em cima. Também vamos tentar fazer uma ou outra adição ao plantel. Vai ser uma luta até ao fim”, projeta.

Podcast Jornal de Guimarães
Episódio mais recente: