skipToMain
ASSINAR
LOJA ONLINE
SIGA-NOS
Guimarães
15 abril 2024
tempo
18˚C
Nuvens dispersas
Min: 17
Max: 19
20,376 km/h

São Torcato assinala padroeiro com Feira dos 27, conferência e concerto

Redação
Cultura \ segunda-feira, fevereiro 19, 2024
© Direitos reservados
Dia do designado Santo do Povo, 27 de fevereiro comemora também o quarto aniversário da elevação a basílica e assinala-se com o tradicional concurso pecuário. Antes, haverá conferência e concerto.

A festa litúrgica em honra ao martírio de São Torcato assinala-se a 27 de fevereiro, dia também marcado na vila mais extensa do concelho de Guimarães pela organização da secular Feira dos 27 e, mais recentemente, pelo aniversário da elevação do santuário a basílica.

A missa solene da elevação do Santuário de São Torcato à dignidade de Basílica, consumada em 2020, realiza-se às 10h00 dessa terça-feira, sob presidência de José Manuel Lopes, padre da Companhia de Jesus e da Universidade Católica Portuguesa, já depois de uma salva de morteiros a assinalar o começo do dia de festa, às 09h00.

O programa de 27 de fevereiro prossegue com o desfile dos animais para o recinto do concurso, às 10h30, com o concurso pecuário que costuma atrair produtores de gado das mais variadas localidades do Norte do país, às 11h00, e com a distribuição de prémios e taças, às 11h30. Para a tarde, está prevista uma sessão de cantares ao desafio, às 15h00, uma garraiada à minhota, às 15h30, e a atuação do Grupo Folclórico de São Torcato, às 16h00, antes da conclusão do programa com o sorteio de três prémios, às 16h30.

Responsável pela organização, a Irmandade de São Torcato realça que essa “tradição secular” costuma levar milhares de pessoas à localidade vimaranense. “Estas festividades são um exemplo da materialização de uma fé e de um fervor em torno de São Torcato - o Santo do Povo, mantendo ainda hoje viva a tradição e a sua singularidade religiosa”, lê-se na nota enviada às redações.

 

Mais uma conferência “Olhares sobre São Torcato”

Antes, a Irmandade de São Torcato acolhe a terceira conferência do ciclo “Olhares sobre São Torcato”. Marcada para as 15h00 de 24 de fevereiro, um sábado, essa sessão vai abordar o culto ao Santo do Povo, com as intervenções de José Paulo Abreu, cónego da Sé Primacial de Braga e diretor do Museu Pio XII, de Hugo Castro, investigador do Centro de Estudos em Música e Dança e curador do espólio de José Mário Branco no Centro de Estudos e Documentação José Mário Branco – Música e Liberdade, na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, e de Nuno Vieira e Brito, professor Catedrático do Instituto Universitário das Ciências da Saúde e Professor Coordenador da Escola Superior Agrária de Ponte de Lima / Instituto Politécnico de Viana do Castelo.

A conferência vai ser moderada pelo antropólogo Jean-Yves Durand, vinculado à Universidade do Minho, e contará para com a presença de José Cordeiro, arcebispo de Braga.

No domingo, 25 de fevereiro, a partir das 15h30, a Basílica de São Torcato acolhe o concerto de comemoração do quarto aniversário da elevação do Santuário de São Torcato à dignidade de Basílica, com o Quinteto de Metais da Sociedade Musical de Pevidém, numa iniciativa conjunta entre a Irmandade e a Câmara Municipal de Guimarães.

Podcast Jornal de Guimarães
Episódio mais recente: