skipToMain
ASSINAR
LOJA ONLINE
SIGA-NOS
Guimarães
29 março 2024
tempo
18˚C
Nuvens dispersas
Min: 17
Max: 19
20,376 km/h

Shortcutz Guimarães premeia os melhores de 2020. E recebe Ana Deus

Redação
Cultura \ quarta-feira, junho 23, 2021
© Direitos reservados
Vocalista dos Três Tristes Tigres é a convidada de uma sessão que celebra os melhores filmes, cineastas e atores do microfestival de curtas-metragens.

* Foto: Sara Sofia Gonçalves

 

O Shortcutz Guimarães premeia, na próxima quarta-feira, 23 de junho, os filmes, cineastas e atores que mais se destacaram na edição de 2020. A cerimónia de entrega dos galardões deste microfestival de curtas-metragens acontece mais tarde do que é habitual, depois de ter sido adiada na sequência das várias restrições provocadas pela pandemia.

Antes da divulgação do palmarés da temporada 2020 o público vai poder assistir a Colo, um espetáculo de Ana Deus, a mítica vocalista de Três Tristes Tigres. A artista cruza sons do cinema com poesia nesta performance. Durante a sessão serão também projetados dois dos filmes premiados – a melhor curta do ano e o vencedor do prémio do público.

Ao todo, serão entregues prémios em cinco categorias (Melhor curta do ano, Melhor Realizador, Melhor Fotografia, Melhor Intérprete, Melhor Argumento), além do prémio decidido pelos votos dos espectadores presentes em cada uma das sessões competitivas do microfestival ao longo do ano passado. Há 14 filmes nacionais a concurso, entre os quais há obras de ficção, documentário e cinema de animação.

A sessão acontece na sede do Cineclube de Guimarães, às 22h00, e tem entrada livre, sujeita às limitações da lotação motivadas pela atual situação sanitária.

O júri do Shortcutz Guimarães 2020 é composto por Luísa Alvão e Samuel Silva, da equipa de organização do certame, os realizadores André Guiomar e Inês Vila Cova, bem como Alexandra Xavier, representante da direção do Cineclube de Guimarães.

O Shortcutz Guimarães é parte integrante da plataforma Labz Network, que está presente noutras cidades portuguesas como Lisboa, Porto, Faro e Funchal, bem como em capitais europeias como Amesterdão ou Berlim. O evento chegou a Guimarães em 2017 fruto de uma parceria com o Cineclube de Guimarães e está actualmente na sua quinta temporada.

Podcast Jornal de Guimarães
Episódio mais recente: O Que Faltava #70