Visita Pascal em Creixomil vira memória em livro: “Tem um carisma especial”
O Domus Vitae de Creixomil é este sábado palco para a apresentação do livro Memórias de Creixomil – A Visita Pascal, da autoria de Fátima Carneiro, uma obra que pretende “evitar que as memórias partam” ao “recolher, organizar e registar” memórias da visita Pascal.
Resultado de “uma pequena brincadeira” a autora seguiu as bases de uma exposição e partiu para a investigação. “Em 2018 surgiu a ideia de fazer uma exposição com o tema Visita Pascal em Creixomil. Sabemos que Creixomil tem um carisma especial na Visita Pascal, com tradições que se mantêm há muitos anos; é um ritual diferente. Achei, na altura, que seria giro investigar”, refere Fátima Carneiro ao Jornal de Guimarães.
“Fizemos uma exposição, as pessoas foram acrescentando informação e dizendo que tinham em casa mais material. Como as pessoas me iam entregando materiais, em 2019 juntei esse material e fiz uma espécie de livro aberto, com o material todo por capítulos, e coloquei para os paroquianos consultarem”, frisa.
A curiosidade das pessoas pediu por mais, “as pessoas disseram que gostavam de ter um livro” e iniciou-se então a tal aventura, um processo evolutivo a meias com a investigação. A pandemia ainda atrasou o processo, mas o resultado da pesquisa de Fátima Carneiro resultou em material suficiente para dois volumes.
“Dado o que foi aparecendo e os testemunhos que fui recolhendo decidi publicar dois volumes, este primeiro, apresentado sábado, com um conjunto de memórias e de materiais que são invariáveis”, revela.
A autora lança desde já o apelo para que possam ser acrescentadas mais memórias a este trabalho, de forma a “evitar que as memórias partam”, de forma a enriquecer ainda mais o segundo volume.