skipToMain
ASSINAR
LOJA ONLINE
SIGA-NOS
Guimarães
26 abril 2024
tempo
18˚C
Nuvens dispersas
Min: 17
Max: 19
20,376 km/h

Visita Pascal em Creixomil vira memória em livro: “Tem um carisma especial”

Bruno José Ferreira
Cultura \ sexta-feira, fevereiro 11, 2022
© Direitos reservados
De uma exposição angariaram-se materiais, que levaram a testemunhos. Fátima Carneiro compilou esses testemunhos, vertendo em livro o “ritual diferente” da Visita Pascal em Creixomil.

O Domus Vitae de Creixomil é este sábado palco para a apresentação do livro Memórias de Creixomil – A Visita Pascal, da autoria de Fátima Carneiro, uma obra que pretende “evitar que as memórias partam” ao “recolher, organizar e registar” memórias da visita Pascal.

Resultado de “uma pequena brincadeira” a autora seguiu as bases de uma exposição e partiu para a investigação. “Em 2018 surgiu a ideia de fazer uma exposição com o tema Visita Pascal em Creixomil. Sabemos que Creixomil tem um carisma especial na Visita Pascal, com tradições que se mantêm há muitos anos; é um ritual diferente. Achei, na altura, que seria giro investigar”, refere Fátima Carneiro ao Jornal de Guimarães.

“Fizemos uma exposição, as pessoas foram acrescentando informação e dizendo que tinham em casa mais material. Como as pessoas me iam entregando materiais, em 2019 juntei esse material e fiz uma espécie de livro aberto, com o material todo por capítulos, e coloquei para os paroquianos consultarem”, frisa.

A curiosidade das pessoas pediu por mais, “as pessoas disseram que gostavam de ter um livro” e iniciou-se então a tal aventura, um processo evolutivo a meias com a investigação. A pandemia ainda atrasou o processo, mas o resultado da pesquisa de Fátima Carneiro resultou em material suficiente para dois volumes.

“Dado o que foi aparecendo e os testemunhos que fui recolhendo decidi publicar dois volumes, este primeiro, apresentado sábado, com um conjunto de memórias e de materiais que são invariáveis”, revela.

A autora lança desde já o apelo para que possam ser acrescentadas mais memórias a este trabalho, de forma a “evitar que as memórias partam”, de forma a enriquecer ainda mais o segundo volume.

Podcast Jornal de Guimarães
Episódio mais recente: