skipToMain
ASSINAR
LOJA ONLINE
SIGA-NOS
Guimarães
28 março 2024
tempo
18˚C
Nuvens dispersas
Min: 17
Max: 19
20,376 km/h

Vários territórios celebram 26.º aniversário da elevação a vila

Redação
Freguesias \ segunda-feira, junho 21, 2021
© Direitos reservados
Juntas de freguesia de Moreira de Cónegos, de Ponte, de São Jorge de Selho, de Serzedelo, de São Torcato e de Lordelo promovem várias iniciativas para assinalar efeméride.

Há seis freguesias de Guimarães que foram elevadas a vila em meados de junho de 1995, comemorando, neste ano, o 26.º aniversário desse acontecimento.

Com quase cinco mil habitantes, Moreira de Cónegos assinalou a data com uma sessão solene no domingo, que contou com a presença do presidente da Câmara Municipal de Guimarães, Domingos Bragança. Nesse momento, a Assembleia de Freguesia distinguiu Carolina de Sousa Andrade, Manuel Fernando da Costa Abreu e dois arquitetos – Paulo Mendes e Pedro Sampaio – como cidadãos honorários da vila.

Foram também homenageados os profissionais de saúde da Unidade de Saúde Familiar de Moreira de Cónegos, representados pelo coordenador da USF, Samuel Pereira, e pelo diretor do ACES do Alto Ave, Novais de Carvalho.

Também no domingo, a Junta de Freguesia de São Jorge de Selho assinalou a elevação a vila com o hastear da bandeira e com uma missa solene na igreja matriz. Já o concerto do grupo Siga a Farra, que prometia percorrer as ruas de Pevidém durante a tarde, só se vai realizar a 27 de junho, o próximo domingo. No dia antes, durante a manhã, será inaugurado o busto de homenagem a Albano Martins Coelho Lima no largo do Pelourinho, entre a Coelima e a antiga fábrica do Alto, no âmbito das comemorações do 24 de Junho.

Em Ponte, o edifício-sede da Junta de Freguesia vai ser às 21h00. Nessa noite, realiza-se também a sessão solene da Assembleia de Freguesia, distinguindo várias personalidades e entidades. A Junta vai atribuir a chave da vila ao presidente da Câmara Municipal de Guimarães, Domingos Bragança, e atribuir a Medalha de Honra aos ex-combatentes da guerra colonial, as medalhas de Mérito ao treinador Armando Evangelista e ao membro dessa equipa técnica que promoveu o Arouca à Primeira Liga de futebol, Filipe Freitas. A medalha de “serviços distintos” vai ser atribuído ao Grupo Folclórico da Vila de Ponte.

Em Lordelo, o 26.º aniversário da elevação a vila com uma sessão solene da Assembleia de Freguesia.

Já em Serzedelo, as comemorações estavam previstas para a anterior sexta-feira, com o concerto do músico PZ, que foi adiado para 25 de Junho.

Podcast Jornal de Guimarães
Episódio mais recente: O Que Faltava #70