skipToMain
ASSINAR
LOJA ONLINE
SIGA-NOS
Guimarães
29 março 2024
tempo
18˚C
Nuvens dispersas
Min: 17
Max: 19
20,376 km/h

Bienvenu au Garage...

Paulo Mateus
Opinião \ terça-feira, janeiro 04, 2022
© Direitos reservados
Esta Garagem é um local onde se pode estacionar os sentidos, fecharmos os olhos para melhor absorvermos os sabores e aromas que nos são oferecidos em cada prato.

Já deu para perceber pelos artigos que tenho escrito, que sou um apaixonado pelos prazeres da boa mesa, seja numa tasca, seja no mais requintado restaurante, essa paixão faz com que muitas vezes faça kilómetros, só para dar prazer ao meu palato, não há mais bela satisfação do que sair de um restaurante e sentir que valeu a pena o tempo que lhe dispensei, sou um epicurista por natureza, pois sou dado aos deleites e à satisfação dos sentidos. E foi nesse contexto que descobri um restaurante com enormes repercussões epicuristas, e com uma cozinha que deixou o meu palato maravilhado.

Localizado a poucos kilómetros de Guimarães em direção a Vilarinho surge-nos o Le Garage um restaurante Bistrô , com uma cozinha requintada, mas despretensiosa, de inspiração francesa, que pela mão do chef Hugo Hernâni, com um diploma da famosa escola de cozinha parisiense Cordon Bleu, desenvolveu um percurso internacional, acumulando experiência nos mais prestigiados restaurantes de alta cozinha francesa, como Relais Bernard Loiseau (França), Belmond Le Manoir aux Quat’ Saisons (Reino Unido), e Le Bouquet Garni (Luxemburgo). No regresso a Portugal, integrou a equipa do Restaurante Belcanto de José Avillez. Hoje à frente da cozinha do Le Garage, oferece-nos um a carta repleta de pratos deliciosos, como um delicioso Tornedó Rossini com trufa Burgundy, um Cachaço de Porco preto com batata trufada, simplesmente divinal, um belo linguado Meuniére, não podendo faltar um Foie Gras ou um Tártaro de Novilho , a pastelaria é outro deleite, rendemo-nos e ficamos com a certeza, de que a ida ao ginásio fica para outro dia, tudo acompanhado com um carta de vinhos nacionais e internacionais a roçar a perfeição, e onde um homem dos vinhos como “moi” (para dar um toque francês), se vê perdido na escolha.

 

 

O restaurante resulta do empreendedorismo de Luís Guimarães, um empresário de sucesso, que numa garagem onde guardava os carros clássicos de família, hoje a coleção está maioritariamente em Espanha, sonhou abrir um restaurante, do sonho passou à realidade e com a ajuda de José Pedro Vieira, autor de projetos como o Restaurante Bull and Bear, no Porto, o Bairro Alto Hotel, em Lisboa ou o Vidago Palace Hotel, conseguiu manter a arquitetura da antiga garagem em forma de U e as portadas de madeira, conferindo um ambiente elegante e intimista, quer no exterior e interior. Situado dentro da Quinta Baiona Guesthouse,a Quinta tem ainda para oferecer um excelente e moderno alojamento, num espaço envolvente verde e muito relaxante.

Esta Garagem é um local onde se pode estacionar os sentidos, fecharmos os olhos para melhor absorvermos os sabores e aromas que nos são oferecidos em cada prato, como escrevia o famoso Chef Auguste Escoffier “A boa comida é a fundação de uma alegria genuína.” Sejamos então alegres.

Podcast Jornal de Guimarães
Episódio mais recente: O Que Faltava #70