Recantos e Petiscos - Vinho Verde
Para satisfazer sedes queirosianas, o melhor mesmo é um vinho da Quinta Picouto de Cima. Conheci esta Quinta em 2019, por ocasião da entrega dos prémios Mundus Vini, concurso de referência no mundo do vinho, em que a Quinta Picouto de Cima viu distinguido o seu Colheita Selecionada com o “GOLD- Best Wine of Show”, entre outros produtores de vinho verde, ano em que a adega onde trabalho viu premiado o seu Vinho do Porto, com o mesmo galardão.
Logo à entrada, a quinta surpreende pela imponente viga de ferro que nos abre as portas para um caminho ao fundo do qual se ergue uma casa secular. A casa foi remodelada, permitindo uma vista deslumbrante sobre as vinhas que se estendem em linha até ao horizonte.
A quinta adquirida por Albertino Ferreira em 1997, tem 14 hectares e está localizada na freguesia de Gominhães, em Guimarães, região conhecida por produzir vinhos verdes únicos no mundo. Note-se que, ao contrário do que muitos pensam, a designação de vinho verde não tem a ver com a sua cor, mas com a região onde é produzido.
Os vinhos verdes da Quinta Picouto de Cima encantam pelos aromas frutados e florais, o Branco brilha pela cor citrina, o Rosé pela sua límpida cor rosada. Na boca, revelam-se vinhos harmoniosos, elegantes, com uma acidez equilibrada e borbulhas leves. Embora intensos, são vinhos de grande frescura, perfeitos para serem servidos como aperitivos, acompanhar saladas, carnes brancas ou peixes.
A quinta tem como principais castas: Loureiro, Alvarinho, Espadeiro, Arinto e Vinhão, base dos blends ou monocastas, dos quais aconselho, além do premiado Branco Colheita Selecionada, o Alvarinho Reserva, um vinho com produção limitada, garrafas numeradas, bem estruturado, mostrando a exuberância desta casta.
A quinta aceita visitas e prova de vinhos, mas com marcação prévia. Para tal contactar: Albertino Ferreira 911770675 ou Taciana Ferreira 913995052 ou pelo email: quintadopicoutodecima@gmail.com.
A minha visita foi solitária desta vez, pois a maldita pandemia não me permitiu o privilégio de provar os excelentes vinhos acompanhado. Mas em breve voltarei com amigos, para poder, em companhia, beber um copo de vinho verde e fazer …tchim-tchim!
Fecho com uma frase dos proprietários, bem ilustrativa de toda a emoção que se vive no mundo apaixonante dos vinhos: “O vinho e a vinha são a nossa paixão. Que a nossa paixão nos guie à perfeição”.
Nota: Artigo de opinião originalmente publicado na edição #02 do Jornal de Guimarães, a 14 de maio de 2021