skipToMain
ASSINAR
LOJA ONLINE
SIGA-NOS
Guimarães
14 junho 2024
tempo
18˚C
Nuvens dispersas
Min: 17
Max: 19
20,376 km/h

Apresentação do projeto de pedonalização do centro já foi adiada duas vezes

Bruno José Ferreira
Sociedade \ segunda-feira, outubro 23, 2023
© Direitos reservados
22 de setembro foi a primeira data anunciada para a apresentação do estudo prévio. Seguiu-se 20 de outubro, mas o projeto ainda não é conhecido.

A apresentação do estudo prévio do projeto de pedonalização do Centro Histórico de Guimarães, juntamente com a Rua de Santo António e da parte norte da Alameda de São Dâmaso, foi adiada uma segunda vez por parte da Câmara Municipal de Guimarães.

Numa primeira instância, os estudos prévios dos projetos de requalificação da Avenida D. João IV e do conjunto constituído pela Alameda São Dâmaso, Toural e Santo António (parte norte) foram anunciados para o dia 22 de setembro, em sessão pública prevista para decorrer em frente à Câmara Municipal de Guimarães, no Largo Cónego José Maria Gomes.

A aprestação acabou por não ser feita nessa altura, sendo reagendada e publicitada pelo município para se realizar na semana passada, às 17 horas de sexta-feira (dia 20 de outubro), mas acabou por não acontecer, nem por ser cancelada.

Anunciado como um projeto “para se fazer” na reunião de câmara de 15 de setembro de 2022, por parte de Domingos Bragança, a intenção é que a pedonalização se tornasse realidade até ao final deste ano.

Trata-se de “um projeto que não é complicado”, vincou o presidente da câmara na altura, complementando já este ano – na reunião de câmara de 24 de março, em que a Associação de Comércio Tradicional de Guimarães marcou presença, mostrando o seu desagrado – aquilo que se pretende.

O projeto passa por “colocar à mesma cota as ruas e os passeios, instalar fibra ótica para que seja implementado o projeto dos Bairros Comerciais Digitais, e colocado mobiliário e equipamento destinado às crianças e aos mais idosos, para que as pessoas possam fruir e fixar-se na cidade”.

Podcast Jornal de Guimarães
Episódio mais recente: O Que Faltava #73