skipToMain
ASSINAR
LOJA ONLINE
SIGA-NOS
Guimarães
29 março 2024
tempo
18˚C
Nuvens dispersas
Min: 17
Max: 19
20,376 km/h

Biorresíduos: Guimarães já tem Plano de Gestão 2030

Redação
Ambiente \ sexta-feira, julho 16, 2021
© Direitos reservados
Versão final do documento que vai balizar a intervenção municipal sobre a gestão de biorresíduos já está disponível para download.

Já se encontra terminada a versão final do Plano de Gestão de Biorresíduos 2030 de Guimarães, após concluído o período de discussão pública deste documento que tem como finalidade definir a estratégia de ação do município relativamente à gestão de biorresíduos.

Segundo a Câmara Municipal de Guimarães, este plano “tem como objetivo a definição da estratégia e das ações a desenvolver pelo Município de Guimarães no que diz respeito à gestão dos biorresíduos em toda a área do concelho, em articulação com as políticas nacionais e europeias em matéria de gestão de resíduos, e integrando uma componente importante da Estratégia da Estrutura de Missão para o Desenvolvimento Sustentável 2030”.

Neste plano está prevista a implementação de uma rede de recolha seletiva de biorresíduos, e ainda a implementação de compostagem doméstica ou comunitária.

A primeira fase, que começará desde já a ser implementada, cobrirá 34% da população do concelho. Em 2024, a 2ª fase aumentará a cobertura para 58% da população, com as restantes duas fases a completarem a cobertura total da população (em 2026, 75%, e em 2028, 100%).

Pode ver o documento nesta ligação.

Podcast Jornal de Guimarães
Episódio mais recente: O Que Faltava #70