skipToMain
ASSINAR
LOJA ONLINE
SIGA-NOS
Guimarães
19 maio 2024
tempo
18˚C
Nuvens dispersas
Min: 17
Max: 19
20,376 km/h

Largo Condessa do Juncal recebe última semana do Cinema em Noites de Verão

Redação
Cultura \ terça-feira, agosto 22, 2023
© Direitos reservados
Uma curta-metragem portuguesa e um clássico de Jacques Tati são exibidos esta terça-feira, numa semana que encerra na quinta-feira, com “Indiana Jones e o marcador do destino”.

Protagonista do centro histórico de Guimarães desde 1989 – por muito tempo da Oliveira e mais recentemente do Largo Condessa do Juncal -, o Cinema em Noites de Verão parte, esta terça-feira, para o terceiro e último ato de mais uma edição.

A primeira noite da última semana reúne uma das obras portuguesas mais reconhecidas na contemporaneidade e um clássico do cinema francês, num total de 84 minutos: a partir das 22h00, a tela instalada na ainda hoje designada Feira do Pão exibe “Ice Merchants”, a curta-metragem de João González sobre um pai e um filho que saltam de paraquedas todos os dias para venderem, na aldeia mais próxima, o gelo que produzem durante a noite. A obra de 14 minutos foi premiada no Festival de Cinema de Cannes, em França, e nomeada para melhor curta-metragem de animação na mais recente edição dos Óscares.

De seguida, a praça é brindada com “Há festa na aldeia”, a primeira longa-metragem de Jacques Tati, referência da sétima arte francesa no século XX. A obra exibida pela primeira vez em 1949 foi premiada no Festival de Veneza e venceu ainda o Grande Prémio do Cinema Francês no ano seguinte.

Na quarta-feira, o programa do Cineclube de Guimarães apresenta “Elemental”, filme de animação e comédia realizado por Peter Sohn, lançado neste ano. O programa de 2023 encerra na quinta-feira, com outro filme deste ano: “Indiana Jones e o Marcador do Destino”, com Harrison Ford a vestir de novo a pele do arqueólogo mais famoso do cinema. O filme, de 2h22 minutos, é realizado por James Mangold.

Podcast Jornal de Guimarães
Episódio mais recente: O Que Faltava #73