skipToMain
ASSINAR
LOJA ONLINE
SIGA-NOS
Guimarães
30 abril 2024
tempo
18˚C
Nuvens dispersas
Min: 17
Max: 19
20,376 km/h

Desporto e cultura

José Fidalgo Martins
Opinião \ quarta-feira, junho 28, 2023
© Direitos reservados
Estas duas áreas fundamentais da nossa sociedade estão habitualmente de costas voltadas, mas podem facilmente articular-se e estabelecerem uma relação vantajosa para ambas as partes.

A ligação entre o desporto e a cultura tem um enorme potencial que ainda está, na maior parte dos casos, por descobrir. Estas duas áreas fundamentais da nossa sociedade estão habitualmente de costas voltadas, mas podem facilmente articular-se e estabelecerem uma relação vantajosa para ambas as partes.

É essa relação que o projeto SPACHE - Sport and Physical Activity in Cultural Heritage Environments, um consórcio internacional coordenado pela Tempo Livre e da qual também faz parte a Câmara Municipal de Guimarães, juntamente com outros sete parceiros europeus, procurou explorar e analisar. Ao longo de 30 meses, foram implementados quatro programas-piloto onde se desenvolveram diversas atividades de promoção da atividade física e desporto, alavancadas no património cultural local.

Em Guimarães, o Ciclo do Linho, património cultural imaterial do concelho, foi a inspiração para a criação de um conjunto de exercícios físicos dirigidos a todas as idades, desde as crianças aos seniores, passando pelos adultos em idade ativa. Na Eslovénia, convidaram-se os cidadãos locais e os turistas a praticarem jogos tradicionais em pleno centro histórico da cidade costeira de Piran. Em Itália, na vila de Gargnano, palácios e outros espaços públicos abriram-se para sessões de atividade física. Nos Países Baixos, na região de Friesland, desceram-se torres de igreja em rapel e visitaram-se moinhos, usando as canoas ou as bicicletas como meio de transporte.

Todas estas criativas formas de promoção da atividade física revelaram-se um grande sucesso nos diferentes países. Por um lado, os participantes demonstraram grande entusiasmo e motivação para a prática de atividade física; por outro, puderam ter contacto com património cultural local, que para muitos era perfeitamente desconhecido.

A ligação entre desporto e cultura traduz-se assim numa verdadeira oportunidade para tornar os nossos cidadãos fisicamente mais ativos e mais sensibilizados para a importância de preservar o património cultural.

Podcast Jornal de Guimarães
Episódio mais recente: