skipToMain
ASSINAR
LOJA ONLINE
SIGA-NOS
Guimarães
19 abril 2024
tempo
18˚C
Nuvens dispersas
Min: 17
Max: 19
20,376 km/h

Direitos Humanos? Sim, mas...

Rui Antunes
Opinião \ terça-feira, julho 05, 2022
© Direitos reservados
A defesa intransigente dos direitos humanos e dos princípios da liberdade e da autodeterminação tem de ser uma garantia absoluta de democraticidade em todos os territórios.

Este título provocatório poderia ser uma frase dita por qualquer um/a líder europeu. Após a invasão da Ucrânia pela Rússia, foi unanime a condenação do regime autocrático do Putin e a defesa dos valores democráticos europeus e do direito dos ucranianos ao seu território. Será que estes princípios são praticados pelos países da UE noutros contextos? A resposta é, infelizmente, não. Pelos vistos, a defesa dos direitos humanos não é absoluta e depende de quem agride e é agredido.

Em Melilha, cidade espanhola no norte de África, a polícia marroquina carregou sobre emigrantes que tentavam passar a fronteira. A polícia espanhola, olhou atentamente para outra polícia a cruzar a sua fronteira, utilizando violência desproporcional, e nada fez. Segundo a ONG Human Rights Watch, pelo menos 23 pessoas foram mortas. As notícias nos órgãos de comunicação social passaram despercebidas e nenhum líder europeu condenou esta brutal agressão.

Este caso chama ainda a atenção para a situação no Sahara Ocidental. Este território no sul de Marrocos foi ocupado por Espanha durante vários anos e, após a descolonização, a intenção era torná-lo independente. Ora, entretanto, Espanha resolveu apoiar a posição marroquina para que aquela região fique sob sua administração. Neste caso, os sonhos de liberdade e de autodeterminação valem pouco, e nenhum líder europeu veio defender este povo, eternamente condenado a viver sob ocupação, sem direito ao seu pedaço de terra.

A luta pela autodeterminação é também a luta do povo curdo. Sem território reconhecido como seu, vivem espalhados no Médio Oriente, entre a Síria, Iraque e Turquia. Esta semana, o ditador turco fez exigências para aceitar a entrada da Suécia e da Finlândia na NATO. Entre pedidos de aumento do comércio de armas, Erdogan quer que estes países classifiquem o Partido dos Trabalhadores do Curdistão (PKK) como organização terrorista, retirem o apoio às Unidades de Proteção Popular (YPG), componente das Forças Democráticas Sírias que derrotaram o Estado Islâmico, e extradite ativistas exilados nestes países. Aparentemente, a Suécia e Finlândia estão disponíveis para este acordo. Aquilo que deu credibilidade à Suécia a nível internacional, a receção calorosa de emigrantes e refugiados, está prestes a ser deitado ao lixo em nome de interesses egoístas. Os líderes europeus festejaram este acordo. Mais uma vez, o povo curdo é descartado e a ambição de ter direito ao seu país e viver em paz parece cada vez mais distante.

Mesmo que reconheçamos que a política internacional pode ter várias formas de pensamento e organização, e que estas variam em função das circunstâncias a cada momento, há valores que não podemos abdicar. A defesa intransigente dos direitos humanos e dos princípios da liberdade e da autodeterminação tem de ser uma garantia absoluta de democraticidade em todos os territórios. Não pode, em momento algum, estar dependente da cor da pele.

Podcast Jornal de Guimarães
Episódio mais recente: