skipToMain
ASSINAR
LOJA ONLINE
SIGA-NOS
Guimarães
15 junho 2024
tempo
18˚C
Nuvens dispersas
Min: 17
Max: 19
20,376 km/h

Os últimos dias de Sarmento

Gonçalo Cruz
Opinião \ quarta-feira, setembro 13, 2023
© Direitos reservados
Em 2023, a Citânia Viva recuará aos dias de Agosto de 1899, numa produção onde não faltarão as gentes de Briteiros desses tempos e os fantasmas de antanho, descendo da Citânia.

Desde 2005 que a Casa de Povo de Briteiros tem produzido, anualmente, um evento de animação histórica conhecido como Citânia Viva, em torno da Citânia de Briteiros e do período castrejo. Estava-se ainda longe do grau de especialização (sobretudo profissionalização, mas não necessariamente rigor) que muitas recriações históricas vieram a revelar. Abandonando progressivamente o intento inicial, e utópico, de repovoar o grande castro com atuais castrejos de carne e osso, o evento foi-se aperfeiçoando no sentido de melhorar a qualidade cénica e dramática, proporcionando ao público um espetáculo inspirado na nebulosa Idade do Ferro e nos contactos com o mundo romano. 

Este espetáculo anual saiu para fora das milenares muralhas da Citânia e o evento já se realizou no Solar da Ponte, nas margens do Rio Febras, no quintal da casa de Sarmento no largo do Carmo, em Guimarães... retornando à Citânia no ano passado. Também as últimas produções, escritas e encenadas por Bruno Laborinho, têm deambulado entre a antiguidade castreja e romana, com episódicas excursões ao século XIX, e mesmo à descoberta do Balneário Sul da Citânia, em 1930!

Janela em forma de tetrásceles, no túmulo de Sarmento, em Briteiros

Em 2023, a Citânia Viva recuará aos dias de Agosto de 1899, os últimos da vida de Martins Sarmento, numa produção onde não faltarão as gentes de Briteiros desses tempos e os fantasmas de antanho, descendo da Citânia. Porém, este ano, o espetáculo será enriquecido com o coro local resultante da residência artística que Alexandre Gonçalves e Marisa Oliveira têm realizado em Briteiros, nos últimos meses, e no contexto do programa Excentricidades do Município de Guimarães. Uma produção local, um evento de animação histórica e uma homenagem. Uma verdadeira tradição em potência.

Devido às más condições climatéricas verificadas nos dias anteriores, dificultando os ensaios, a realização do espetáculo Citânia Viva foi adiada pela organização. O mesmo terá lugar no dia 6 de Outubro, às 21h.

Podcast Jornal de Guimarães
Episódio mais recente: O Que Faltava #73