Um Natal verde no espírito e na prática
Neste Natal, a nossa cidade veste-se de verde — e não apenas pelas luzes que enfeitam as ruas ou pelos pinheiros que simbolizam a época. Veste-se de verde porque Guimarães está prestes a iniciar o seu ano de Capital Verde Europeia, tendo presente que esse título terá de ser visto como um ponto de partida para uma nova responsabilização social e para termos um espaço vivido mais sustentável.
Esse arranque chega num momento de viragem, poucos meses depois das eleições de 12 de outubro, que redefiniram o rumo político local. A vitória de Ricardo Araújo abriu um novo ciclo que, nesta área (ambiental), não deverá sofrer mudanças significativas, pois o projeto está delineado. Noutras áreas, como será o caso dos espaços públicos, da forma como pensamos a mobilidade, da cultura, do desporto e da habitação, entre outras intervenções, a comunidade vimaranense espera novas políticas.
Nas páginas desta edição especial de Natal, o destaque estabelece a ponte entre um Natal mais verde e a Capital Verde Europeia. Que este Natal nos una na vontade de transformar uma cidade — e um concelho — num território mais sustentável, dando-lhe um novo rumo para as novas gerações.
Feliz Natal e um excelente 2026!
Pub