Em Airão e Vermil, PSD/CDS-PP gere só, com abstenção das restantes forças
O executivo e a Mesa da Assembleia da Freguesia em Airão Santa Maria, Airão São João e Vermil para o quadriénio 2021-25 contam apenas com elementos associados à lista da coligação Juntos por Guimarães (JpG), vencedora nas Autárquicas – recolheu 40,74% dos 2.312 votos, elegendo quatro dos nove mandatos em disputa.
A candidatura encabeçada por Tiago Silva venceu a eleição de 26 de setembro sem maioria absoluta, tal como aconteceu em São Jorge de Selho e Gondar, mas conseguiu à mesma viabilizar os nomes propostos para os órgãos da união de freguesias, em virtude da abstenção das restantes forças: o Movimento Independente por Airão e Vermil (MIPAV), que elegeu três mandatos para a Assembleia de Freguesia, e o PS, representado por dois elementos.
Empossado presidente da Junta na manhã de domingo, Tiago Silva será acompanhado no executivo por Miguel Dias, número dois da candidatura JpG, eleito secretário, e por Anabela Peixoto, eleita tesoureira após ter sido número três na lista à Assembleia de Freguesia. Já Bruno Rocha, o outro membro eleito pela aliança PSD/CDS-PP a 26 de setembro, vai presidir à Mesa da Assembleia de Freguesia, com Dulce Azevedo a 1.ª Secretária e Rui Marques a 2.º Secretário.
Na sessão de instalação dos órgãos autárquicos, foi ainda comunicada a renúncia ao mandato por António Carvalho, segundo membro eleito pelo MIPAV. A vaga na Assembleia de Freguesia será ocupada por Ana Sofia Andrade.
Depois de quatro anos sob a liderança de Marçal Salazar, também eleito pela JpG, o novo presidente da união de freguesias disse ao Jornal de Guimarães querer continuar o trabalho do antecessor e ainda materializar três projetos em mente: a intervenção no rinque de Vermil, junto ao Centro e Laboratório Artístico de Vermil, a requalificação do parque de lazer de Airão São João e “a melhoria da circulação rodoviária junto à capela de Santa Luzia”, em Airão Santa Maria.
ASSEMBLEIA DE FREGUESIA
Coligação Juntos Por Guimarães – Tiago Silva, Miguel Dias, Anabela Peixoto e Bruno Rocha;
Movimento Independente por Airão e Vermil – Cindy Faria, Eduarda Pereira e Ana Sofia Andrade;
Partido Socialista - Domingos Forte e Alberto Fernandes.