skipToMain
ASSINAR
LOJA ONLINE
SIGA-NOS
Guimarães
27 abril 2024
tempo
18˚C
Nuvens dispersas
Min: 17
Max: 19
20,376 km/h

Guimarães vai receber financiamento para o Bairro Comercial Digital

Tiago Mendes Dias
Economia \ sexta-feira, dezembro 29, 2023
© Direitos reservados
O presidente da Câmara confirmou a receção do contrato nesse sentido, após a candidatura de Guimarães ter sido aprovada, mas com financiamento condicionado.

A área correspondente à Alameda de São Dâmaso, ao Toural, à rua de Santo António, à rua Gil Vicente e à rua Paio Galvão vai ter financiamento para acolher o designado Bairro Comercial Digital, anunciou o presidente da Câmara Municipal de Guimarães, na quinta-feira, à margem da reunião quinzenal.

“Recebi a informação de que o Bairro Comercial Digital tem financiamento assegurado. Já mandaram o contrato para assinatura. O bairro vai ligar-se à intervenção na Alameda, no Toural e na rua de Santo António”, disse o autarca, sem esclarecer o montante.

A candidatura da Câmara Municipal ao programa Bairros Comerciais Digitais, lançado pelo Governo, foi aprovada, mas com financiamento condicionado. Entre as 160 candidaturas submetidas, Guimarães ficou no 95.º lugar, precisamente o último que poderia assegurar financiamento; as 65 primeiras classificadas garantiram automaticamente uma verba e as 30 seguintes ficaram sujeitas à reprogramação dos fundos do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).

Em março de 2022, Guimarães anunciou a intenção de obter um financiamento de dois milhões de euros para as cerca de 500 lojas inseridas no já designado Bairro 1128, uma área de vocação comercial entre o centro histórico intramuros, classificado como Património Mundial da UNESCO em 2001, e o designado Bairro C - “o bairro da cultura, da ciência, do conhecimento, da criatividade e do carbono zero”, como designou, em outubro, o vereador Paulo Lopes Silva -, que inclui Couros, área classificada pela UNESCO desde o passado dia 19 de setembro.

Os Bairros Comerciais Digitais preveem, por exemplo, a instalação de equipamentos digitais nas lojas e de múpis no espaço público com informações sobre comércio, estacionamento, mobilidade e agenda cultural. Guimarães assumiu a intenção de aliar essas valências a uma área mais vocacionada para o peão.

Podcast Jornal de Guimarães
Episódio mais recente: