skipToMain
ASSINAR
LOJA ONLINE
SIGA-NOS
Guimarães
16 junho 2024
tempo
18˚C
Nuvens dispersas
Min: 17
Max: 19
20,376 km/h

O perfil do atleta de elite

José Fidalgo Martins
Desporto \ sábado, julho 29, 2023
© Direitos reservados
Observa-se relação direta entre sucesso desportivo e sucesso escolar. O atleta de elite, independentemente do grau de profissionalismo da modalidade, tem habitualmente bons resultados a nível escolar.

Em 2013, foi criado em Guimarães o Centro de Deteção de Talento Desportivo, que pretendia fazer a articulação entre as escolas e os clubes, procurando introduzir na prática desportiva federada alunos com eventual talento desportivo.

Se a taxa inicial de sucesso na identificação de “talentos” e na colocação em clubes foi bastante elevada, também se observou posteriormente uma taxa de desistência muito acima do que era expectável. Esta realidade identificada conduziu-nos à elaboração de um estudo que permitisse determinar o perfil e o trajeto desportivo do atleta de elite. Ou seja, aquele atleta que conseguiu percorrer  os escalões de formação e alcançar o escalão sénior com elevados níveis de desempenho, traduzido na conquista de títulos a nível nacional e internacional, e nas chamadas às seleções nacionais da respetiva modalidade.

Para tal realizou-se um conjunto de entrevistas com atletas de diversas modalidades e clubes (Vitória SC, SC Braga, Xico Andebol, ABC, FC Porto ou SL Benfica, entre outros de dimensão local e/ou nacional) e em simultâneo, realizaram-se entrevistas com os respetivos treinadores, abordando-se todo o tipo de questões relacionadas com o percurso e característica do atleta.

As conclusões do estudo são esclarecedoras relativamente às condições de base necessárias para o sucesso desportivo a longo prazo e que em tantos casos são totalmente opostas à realidade e às motivações a curto prazo de clubes, pais e atletas, buscando resultados imediatos.

É possível definir três condições de base para o sucesso:

  • Atletas de elite têm habitualmente um forte apoio familiar;
  • Estabilidade nos clubes. Atletas de sucesso não trocam ou trocam muito pouco de clube durante a formação
  • A proximidade casa e clube é também um fator altamente favorável para uma carreira de sucesso.

Por fim e não menos relevante, observa-se uma relação direta entre o sucesso desportivo e o sucesso escolar. O atleta de elite, independentemente do grau de profissionalismo na sua modalidade, tem habitualmente bons resultados a nível escolar, com a maioria a frequentar (ou já ter concluído) o ensino universitário.

As respostas dadas pelos treinadores permitem também traçar o perfil do talento desportivo: elevada capacidade técnica e coordenativa específica e capacidades físicas e genéticas relevantes, adequadas à modalidade. O sucesso obtém-se a partir da conjugação destes fatores, com a motivação intrínseca e o contexto que envolve o atleta.

Podcast Jornal de Guimarães
Episódio mais recente: O Que Faltava #73