skipToMain
ASSINAR
LOJA ONLINE
SIGA-NOS
Guimarães
16 junho 2024
tempo
18˚C
Nuvens dispersas
Min: 17
Max: 19
20,376 km/h

40 anos do Amigos de Urgeses

Álvaro Manuel Nunes
Opinião \ domingo, fevereiro 04, 2024
© Direitos reservados
Em síntese, 40 anos ao serviço do desporto e da solidariedade social que fazem da coletividade um exemplo 'sui generis' da vontade das populações e seus representantes em lutar pelos seus anseios.

No dia 4 de Fevereiro, “Os Amigos de Urgeses” perfazem 40 anos.

Deste modo, nessa manhã inicia-se o programa comemorativo, que é assinalado com o simbólico hasteamento da bandeira nas instalações da coletividade, seguido de um Porto de Honra e o tradicional canto de parabéns, bem como uma missa em honra dos associados, complementada com uma romagem ao cemitério. Uma cerimónia formal e comemorativa que no decurso dessa semana passará ainda por atividades recreativas como torneios de sueca, dominó e matraquilhos, dando continuidade à abertura festiva iniciada em Novembro passado, espoletada pelo ato solene de entrega emblemas de filiação aos sócios com mais de 25 anos de ligação clubística.

Porém, o programa comemorativo, ainda em fase de elaboração final, prolonga-se ao longo do ano com diversas iniciativas. Destacam-se, entre outras, as conversas temáticas, que avançam já a 17 de Fevereiro com o denominado “Café com a Comunidade”, tertúlia centrada no tema “Urgezes e sua História”, que contará como interlocutores com Álvaro Nunes e António José Oliveira. Um mês que prevê ainda a organização do “Torneio de Mãos Dadas”, destinado à faixa etária infantil.

 O desporto é de facto uma das vertentes fundamentais destes amigos, enquanto associação desportiva, social, recreativa e cultural, que se assume como uma comunidade de partilha interesses comuns que se apoiam mutuamente, cujo lema é significativamente “mais que um clube é uma família”. Laços que têm na componente desportiva, quer no Xadrez quer na prática do futebol seus vínculos mais fortes, que não só abraçam os veteranos, seniores e infantis, mas também mimam os benjamins, traquinas e petizes, mobilizando sadiamente as gentes da freguesia de Urgezes. De facto, uma valência importante dos Amigos de Urgeses (ainda grafados com “S”) que na freguesia de Urgezes (esta já escrita com “Z” após decreto de 16 de Janeiro de 2003), se constitui como um ponto de referência da associação e da população da freguesia, movimentando centenas de atletas, dezenas de colaboradores como treinadores e outros apoios técnicos como massagista, fisioterapeutas e serviço de psicologia.  

Projeto que conta ainda com infraestruturas e apoios logísticos adequados, como o Parque Desportivo, erigido com o apoio da Câmara Municipal, presidida por António Magalhães e pela dinâmica da Junta de Freguesia socialista, presidida por Manuel Nunes, bem como dos dirigentes da época, presididos por Germano Silva, que culminaria com a inauguração do complexo desportivo em 12 de Outubro de 1996.

Infraestruturas que ao longo do tempo têm vindo receber benfeitorias diversas como aconteceu em Dezembro de 2016, quando a Câmara Municipal dirigida por Domingos Bragança apoiou a construção de novos balneários, aumentando para oito as valências balneares de apoio aos dois campos de relva sintética do Complexo Desportivo.    

Todavia, a associação atualmente presidida por Albino Sousa Pereira, é mais do que futebol. Com efeito, a coletividade foi crescendo e evoluindo ao longo dos 40 anos de existência e presta também prestimosos serviços no âmbito social, designadamente na sua creche, ATL e no Serviço de Apoio Domiciliário, valência que exerce funções de apoio na alimentação, higiene pessoal e habitacional, em especial d população mais idosa.

Recorde-se que a creche foi inaugurada em 1 de Junho (Dia Mundial da Criança), no ano de 2009, com a presença do Ministro do Trabalho e da Solidariedade Social Vieira da Silva, no âmbito do projeto PARES, no decurso do mandato de Francisco Lamas na presidência da instituição e Carlos Leite na Junta de Freguesia, coincidindo com os 25 anos da coletividade. Um espaço com 4 salas e 2 berçários, com a capacidade para 66 crianças que veio colmatar um das mais prementes carências da freguesia.

Quanto ao programa de comemorações, encontra-se também previsto e agendado para 9 ou 16 de Março o Jantar de Aniversário e um encontro denominado “Café com Pais”, a 15 de Março, focalizada numa conversa temática sobre a atuação e prevenção do cyberbullying”, que contará com a intervenção de Rui Abreu, membro da Polícia Judiciária e técnicos informáticos. No entanto, ainda nesse mês, a 22 de Março, a tertúlia “Café com a Comunidade” conversará com os primeiros participantes do desporto organizado em Urgezes , nos anos 60/70

Por sua vez, Abril propõe no dia 12 a abordagem dos” Desafios para a Escola e para os Pais”, pela Associação Nova Escola e mais um “Café com a Comunidade” que tratará dos primeiros passos dos Amigos de Urgezes, numa sessão a ocorrer em 26 de Abril

Como é óbvio, a coletividade estará no centro das celebrações. Deste modo, em 5 de Maio, será inaugurada a exposição fotográfica “Os Amigos de Urgeses 40 anos de Todos” e a reedição do livro “Contos e Lendas de Urgezes” de Fernando Capela Miguel (17 de Maio), editado pela coletividade sob a presidência de Manuel Atilano. Por sua vez, a nível de iniciativas editoriais consta ainda apresentação do livro “Os Amigos de Urgeses 40 anos de Todos”, que será lançado em data a designar. Uma edição numa espécie de dois em um, pois que além de um minidicionário de Urgezes, compilado por Álvaro Nunes, aborda  fundamentalmente o historial da coletividade, elaborada pelos jornalistas Bruno José Ferreira e Tiago Mendes Dias, contando ainda com a participação de Vítor Oliveira, que incidirá a sua a sua intervenção na abordagem dos monumentos da freguesia.

Porém, ainda em Maio, concretamente no dia 24, ocorrerá mais uma tertúlia centrada no tema “A importância do desporto na infância e juventude e a fixação das raízes na comunidade” que terá como convidados especiais os ex-futebolistas vitorianos Moreno e Flávio Meireles.

Entrementes, em Junho, o programa abre a 10 de Junho com um “Roteiro com História” que percorrerá os vários pontos de referência da freguesia e marcas da coletividade e prossegue com um evento cultural no dia 13, com a atuação da Orquestra do Norte, que atuará na Igreja de Urgezes. Uma iniciativa que no fim de semana de 15/16, continuará com um Torneio Quadrangular de Veteranos, que marcará um intervalo de descanso e uma pausa para merecidas férias, após a festa de final da época.

Entretanto, o regresso fica plausivelmente planeado para 20 de Setembro, estando esboçado e previsto a possibilidade de mais um “Café com a Comunidade” centrado nas respostas sociais da freguesia, a que se seguem duas outras conversas similares, a 11 de Outubro e 15 de Novembro, respetivamente focadas na contributo dos Amigos de Urgeses no desporto de Guimarães e a importância a importância da associação na identidade comunitária. No programa das celebrações prevê-se ainda um concerto para bebés, em data ainda a acertar e a cerimónia de encerramento e agradecimento aos participantes e organizadores, a eventualmente decorrer em 6 de Dezembro, ainda que, como sói dizer-se, este programa possa ser alterado por qualquer motivo imprevisto

Em síntese, 40 anos ao serviço do desporto e da solidariedade social que fazem da coletividade um exemplo sui generis da vontade das populações e seus representantes em lutar pelos seus anseios, curiosamente iniciados cerca de 10 anos após o 25 de Abril, que agora celebra 50 anos e que abriu novos caminhos e perspetivas nas comunidades rurais e suburbanas, decorrentes do poder local democrático.

Os Amigos de Urgeses são seguramente uma criação de Abril…

  

Podcast Jornal de Guimarães
Episódio mais recente: O Que Faltava #73