skipToMain
ASSINAR
LOJA ONLINE
SIGA-NOS
Guimarães
29 março 2024
tempo
18˚C
Nuvens dispersas
Min: 17
Max: 19
20,376 km/h

Bife Wellington, a pensar no jantar de Ano Novo

Chef António Loureiro
Opinião \ segunda-feira, dezembro 20, 2021
© Direitos reservados
Retirar, pincelar com o ovo batido e levar ao forno pré-aquecido a 220.º C durante 20 a 25 minutos, até ficar dourada, retirar do forno e deixar descansar cerca de 10 minutos.

Ingredientes

500g lombo de novilho cortado em 2 pedaços
Pimenta q.b.
30g manteiga
50ml azeite
40g chalota picada
2 dentes de alho esmagado
Sal q.b.
15g vinho do Porto
250g cogumelo Paris ou Portobello picados
3 pés de tomilho
250 g massa folhada
1 gema de ovo p/ pincelar

 

Para fazer o bife
Esfregar a carne com um pouco de azeite e vinho do porto, juntamente com o alho e o tomilho, temperar o lombo com sal e pimenta dos dois lados e deixar repousar pelo menos uma hora. Aquecer uma frigideira, em lume médio-alto, adicionar um pouco de azeite e quando estiver bem quente, corar a carne por todos os lados, caramelizando-a sem queimar, durante cerca de 2 minutos.

Colocar o lombo num tabuleiro e deixar arrefecer totalmente (pode pincelar com mostarda de Dijon é opcional).

 

Para os cogumelos
Aquecer uma frigideira em lume médio-alto, juntar o azeite e a manteiga, quando estiver quente, adicionar o alho e os cogumelos. Temperar bem com sal, pimenta. Mexer regularmente, para que os cogumelos não fiquem colados à frigideira, e deixar cozinhar durante cerca de 10 a 15 minutos até a água ter evaporado. Retirar do lume e deixe arrefecer totalmente.

 

Para o crepe
2 ovos
125 gr de farinha
245 ml de leite
Sal marinho
Óleo


Juntar numa taça grande, os ovos com a farinha, o leite e o sal. Bater bem até ficar com uma massa homogénea. Guardar no frigorífico durante 30 minutos. Untar uma frigideira com o óleo e aquecer em lume brando. Colocar por cima da frigideira com uma colher de concha a massa de crepe e rodando até a massa ficar completamente espalhada. Cozinhar cerca de 30 segundos. Quando o crepe estiver cozinhado por baixo, virar e deixar cozinhar do outro lado durante poucos segundos, sem deixar queimar. Repetir o processo até ter 4 crepes. Guarde os crepes num prato, se necessário com papel vegetal entre eles.

 

Montagem
Fazer um quadrado com a massa folhada ligeiramente mais larga que o comprimento do lombo com profundidade suficiente para dar uma volta completa, cortar os crepes à medida do comprimento do lombo, de forma a terem tamanho suficiente para enrolar a carne e colocar sobre a massa folhada, espalhar os cogumelos e colocar o lombo por cima, enrolar tudo cuidadosamente e fechar as pontas unindo bem, levar ao frio cerca de 10 minutos. Retirar, pincelar com o ovo batido e levar ao forno pré-aquecido a 220.º C durante 20 a 25 minutos, até ficar dourada, retirar do forno e deixar descansar cerca de 10 minutos. Cortar em rodelas e servir com legumes salteados ou outro acompanhamento a gosto.

Podcast Jornal de Guimarães
Episódio mais recente: O Que Faltava #70