skipToMain
ASSINAR
LOJA ONLINE
SIGA-NOS
Guimarães
23 abril 2024
tempo
18˚C
Nuvens dispersas
Min: 17
Max: 19
20,376 km/h

Flor de courgete e requeijão

Chef António Loureiro
Opinião \ terça-feira, junho 21, 2022
© Direitos reservados
Misturar o requeijão com aromáticos, juntar um fio de azeite para unir os sabores, bater para obter consistência um pouco cremosa, transferir o preparado para um saco pasteleiro e rechear as flores.

Para o requeijão

Ingredientes:

1 lt de leite gordo

25 gr de sumo de limão (ou vinagre)

1 colher de café de sal

 

Preparação:

Num tacho, aquecer o leite, temperado como o sal. Deixar levantar fervura, desligar, acrescentar o sumo de limão ou vinagre e mexer lentamente até começar a talhar o leite. O leite vai começar a formar grumos, o que é normal. Continuar a mexer por mais alguns segundos.

Deixar descansar e, após cerca de 20 minutos, colocar um passador de rede com um pano tipo gaze por cima e um recipiente por baixo para aparar o soro. Transferir o preparado, pressionar suavemente o requeijão para libertar o soro. Retirar do pano, para o passador de rede e deixar escorrer até não libertar mais soro. Reservar no frio.

 

Para o polme

Ingredientes:

100gr de farinha de tempura

150gr de cerveja (ou água com gás)

Sal q.b.

 

Preparação:

Colocar a farinha num recipiente, misturada com o sal; adicionar a cerveja (fresca) aos poucos até ficar com um polme espesso; retificar o tempero e reservar no frio.

 

Para a flor de courgette

Ingredientes:

8 flores de courgette

 

Preparação:

Abrir as flores ligeiramente e passar por água fria para retirar qualquer sujidade, secar rapidamente em papel absorvente.

 

Para o recheio:

Ingredientes:

Requeijão

Malagueta fresca picada qb

Cebolinho picado qb

½ dente de alho finamente picado

Azeite extra virgem

 

Preparação:

Misturar o requeijão com os aromáticos, juntar um fio de azeite para unir todos os sabores, bater para obter uma consistência um pouco cremosa, transferir o preparado para um saco pasteleiro e rechear as flores.

 

Para a confeção:

Aquecer o óleo numa fritadeira ou caçarola alta a 170.º C, passar as flores pelo polme e fritar até ficarem douradas, retirar e deixar escorrer o excesso de óleo. Servir de imediato para petiscar ou como entrada, acompanhado de uma salada.

 

Podcast Jornal de Guimarães
Episódio mais recente: