skipToMain
ASSINAR
LOJA ONLINE
SIGA-NOS
Guimarães
18 abril 2024
tempo
18˚C
Nuvens dispersas
Min: 17
Max: 19
20,376 km/h

Receita do Chef António Loureiro: Tarte tartin

Chef António Loureiro
Opinião \ terça-feira, fevereiro 28, 2023
© Direitos reservados
Doce à base de maçã verde, para servir com natas ácidas ou gelado, é a sugestão do Chef António Loureiro na edição de fevereiro do Jornal de Guimarães.

Para a massa
Ingredientes:
350 g de farinha
135 g de manteiga amolecida
100 g de açúcar em pó
50 g de farinha de amêndoa
1 ovo
1 pitada de sal

Preparação:
Colocar, numa batedeira, a farinha, o sal, a manteiga, o açúcar e a farinha de amêndoa; misturar até obter uma textura de areia; adicionar o ovo e voltar a misturar até formar uma bola de massa; cobrir com pelicula aderente e levar ao frigorífico durante 1 h.

Para o recheio
Ingredientes:
6/8 unidades de maçã verde
150 gr de açúcar
150 gr de manteiga em cubos

Preparação:
Aquecer o forno a 180ºC
Descascar as maçãs e cortar em quartos. Colocar numa frigideira toda em ferro, o açúcar, espalhar os cubos de manteiga pela frigideira e cozinhar em fogo médio agitando lentamente a frigideira para obter um caramelo castanho-escuro uniforme.
Retirar do fogo e deixar arrefecer, colocar as maçãs sobre o caramelo, tender a massa entre duas folhas de papel vegetal, cortar um círculo ligeiramente maior que o tamanho da frigideira, colocar por cima das maçãs, empurrando a massa nas laterais para formar uma base de tarte.
Levar ao forno pré aquecido a 180ºC durante 25/30 minutos até a massa estar dourada e cosida. Deixar arrefecer ligeiramente, colocar um prato maior que a frigideira sobre a mesma e virar com um movimento rápido sobre o prato.
Servir quente com natas ácidas ou gelado.

Podcast Jornal de Guimarães
Episódio mais recente: