skipToMain
ASSINAR
LOJA ONLINE
SIGA-NOS
Guimarães
22 maio 2024
tempo
18˚C
Nuvens dispersas
Min: 17
Max: 19
20,376 km/h

Empadas de coelho

Chef António Loureiro
Opinião \ quarta-feira, fevereiro 28, 2024
© Direitos reservados
Partir o coelho em pedaços, temperar com sal, pimenta, alho, louro e vinho tinto, reservar no mínimo três horas. Escorrer da marinada reservando-a, alourar o coelho de ambos os lados numa caçarola.

Para a massa quebrada:

Ingredientes:

300 g farinha

130 g manteiga

70 g água

1 pitada de sal

1 pitada de açúcar

 

Preparação:

Coloque numa tigela a farinha, a manteiga, a água, o sal, e o açúcar, amassar durante 1 a 2 minutos até formar uma bola de massa homogénea, cobrir e levar ao frio durante 30 minutos.

 

Para o coelho:

Ingredientes:

1 coelho

200 gr de azeitona verde sem caroço

200 gr de pão de forma

Azeite

2 cebolas

2 dentes de alho

2 folhas de louro

1 ramo de salsa

1 ramo de tomilho

1 cenoura

300ml Vinho branco

100ml Aguardente

 

Preparação:

Partir o coelho em pedaços, temperar com sal, pimenta, alho, louro e vinho tinto, reservar no mínimo três horas.

Escorrer da marinada reservando-a, alourar o coelho de ambos os lados numa caçarola com um pouco de azeite, retirar e reservar.

Na mesma caçarola, juntar a cebola picada, um pouco mais de azeite se necessário e levar ao lume até começar a alourar, juntar o coelho e refrescar com o vinho tinto da marinada, se necessário adicionar um pouco mais de vinho.

Deixar reduzir, juntar um pouco de água, as azeitonas cortadas, meter o ramo de cheiros composto por, salsa, louro e tomilho, temperar com sal e pimenta e deixar estufar lentamente, até ficar tenro. Tirar do fogo e deixar arrefecer dentro do molho. Retirar o coelho da caçarola e desfiar, deixar reduzir o molho um pouco mais se necessário, passar o molho pelo peneiro e reservar, juntar ao coelho desfiado toda a cebola do estufado e azeitonas, envolver e deixar arrefecer.

Estender a massa com a ajuda de um rolo. Cortar círculos ligeiramente maiores que a forma, forrar com os círculos de massa, rechear como coelho desfiado, fechar com uma tampa de massa por cima e unindo as pontas de forma que a tarde fique bem fechada. Pincelar com ovo, levar ao forno pré aquecido a 180ºC durante cerca de 20 minutos ou até a massa estar cozida.

 

 

Podcast Jornal de Guimarães
Episódio mais recente: O Que Faltava #73